A divisão em dois lotes deixou de fora o principal
Imaginem um médico cujo paciente chega no consultório com infarto. Veias entupidas, pressão alta, enseja cateterismo urgente, desentupimento.
Mas o médico resolve tratar primeiro da perna. Deixa o infarto pra depois.
É esse o meu sentimento com relação à BR 381
O que foi dito na visita do Lula e do Ministro Renan Filho foi que seria lançado o edital da duplicação do trecho de 37 kms entre Caeté e BH. O ministro afirmou que em 60 dias o edital estaria na praça.
Só que resolveram dividir em dois lotes, um entre Caeté e Ravena (lote 8A) e outro entre Ravena e BH( Lote 8B). O objetivo foi agilizar uma das partes, já que essa parte próxima de BH é bem mais complexa e pode gerar mais atrasos.Então optou-se pelo que é mais viável num prazo mais curto.
Claro que qualquer conquista deve ser comemorada mas...em minha opinião, deixaram para depois exatamente o trecho mais problemático, onde se localiza o gargalo, o trecho que necessita de indenizações, o ponto mais crítico, fonte dos congestionamentos gigantes, do stress e dos acidentes decorrentes. Se não tratarem o gargalo, o problema vai perdurar...aliás, pode piorar, pois vai melhorar a fruição de um trecho, a velocidade, mas quando as pessoas chegarem no gargalo, vai ser pior. Vai aumentar a pressão e pode é agravar ainda mais os congestionamentos e acidentes.
Não existem ainda previsões do lançamento do Lote 8B. Já me foi dito que deve ser publicado ainda no mês de maio. No dia que sair ai sim teremos prazer em comemorar.
Já foi confuso o lançamento do Lote 8A. No dia 24 chegaram a divulgar que sairia o edital no dia 25, ma no dia Marcado adiaram para ajustes. Finalmente, hoje, dia 08 de maio, portanto, 91 dias após a visita do presidente, foi publicado o edital do trecho entre Caeté e Ravena.
É um avanço, mas o meu ver, paleativo.
Enquanto não for lançado o edital do Lote 8B, continuaremos não tratando do principal e empurrando com a barriga até não sei quando...