Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

02/11/2019 21h10

Os sinos anunciam: Expedição Piracicaba continua

Compartilhe

Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio

O projeto Expedição Piracicaba, que teve início em novembro de 2018, atravessou o primeiro semestre com a descida do rio e mobilização na Bacia – entre os dias 26 de maio a 5 de junho – ao contrário que muitos pensam que pararia por ali – segue em ritmo acelerado, com inúmeros desdobramentos.

Diagnóstico

Como exaustivamente falado durante a descida do rio, sabe-se que a bacia está doente, entretanto é necessário fazer o diagnóstico técnico científico das águas para posteriormente propor um tratamento.

Para tanto seguem as análises laboratoriais das amostras colhidas durante a descida – estando envolvidos 4 laboratórios nesse trabalho: UNIFEI Itabira; SAAE Itabira, UFOP Ouro Preto e CDTN Belo Horizonte.

Mobilização e registros

Além da mobilização realizada em todas as 20 cidades abaixo da nascente do Piracicaba, a equipe Registro disponibilizou cerca de 200 vídeos entrevistas, mais de 5 mil imagens e dezenas de textos, não só para os moradores da bacia, mas para todos os interessados no trabalho e na região – inserindo todo esse trabalho no www.expedicaopiracicaba.com

Pontes entre instituições

Ao buscar parceiros para viabilizar o trabalho da Expedição, os organizadores acabaram criando uma ponte entre instituição – fato que poderá e muito contribuir com o futuro da bacia em se tratando de trabalhos acadêmicos e de pesquisas que poderão retornar em ações práticas para a revitalização do Piracicaba e seus afluentes.

Além de estar se criando “pontes” entre a Unifei e prefeituras e entidades da região, essa ligação está acontecendo também a nível de instituições de pesquisa.

UNIFEI X CDTN

Com a presença dos dirigentes do CDTN e do Profagua UNIFEI, foi realizado um grande seminário para discutir um acordo de cooperação entre as duas instituições, com o foco na SEGURANÇA HÍDRICA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL para a Bacia do Piracicaba.

A oficialização e assinatura de protocolo de intenções poderá ser assinado em dezembro, selando o início de uma relação que trará inúmeros benefícios à Bacia do Piracicaba.

UNIFEI X Prefeitura de Rio Piracicaba

Outra parceria que está sendo trabalhada é entre a UNIFEI Itabira e a Prefeitura Municipal de Rio Piracicaba.

Enquanto a prefeitura de Rio Piracicaba apresenta uma demanda grande por desenvolvimento de projetos a UNIFEI Itabira apresenta uma boa oferta de corpo técnico em formação.

A parceria se encontra em fase de ajustes para que se tenha início a execução de diversos projetos, principalmente os projetos ambientais, já que quem puxa essa parceria é o Secretário de Meio Ambiente Augusto Silva.

Sebrae X Bacia do Piracicaba

Está em fase final de fechamento de parceria o Sebrae e o CBH Piracicaba para implantação e execução do “Projeto de Fortalecimento do setor agropecuário”, que será piloto em cinco municípios.

Esse projeto alia um diagnóstico nas sub bacias do Piracicaba objetivando verificar a potencialidade das propriedades X a sustentabilidade, o que resulta em maior produtividade aliada ao uso racional dos recursos hídricos.

Integração da Bacia

Está sendo criada uma associação a nível regional com representação de todas os municípios da bacia com a finalidade de integrar a bacia sob todos os aspectos e trabalhar efetivamente os problemas d mesma – lembrando que o que acontece em cima atinge quem está embaixo.

Interessados podem entrar em contato através do e-mail contato@expedicaopiracicaba.com, enviando nome completo, endereço, Identidade e contato telefônico.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus