Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

14/01/2015 14h42

Emagrecer requer um plano de controle efetivo

*Por Márcia Dolores Rezende

Compartilhe

O ano de 2015 já chegou e com ele as famosas promessas, metas que tantos desejam alcançar, o que é uma prática muito saudável. Porém, o grande desafio está no método como as pessoas escolhem para conquistar o objetivo desejado. Uma delas, e creio que a mais famosa, a da perder peso, está repleta de “negativos embutidos”, ou seja, pequenos sabotadores.

Para emagrecer de forma saudável é essencial estabelecer objetivos "bem-formulados" e com termos positivos e também fundamental para alcançar qualquer estado desejado.  Mas ao invés disto, o foco passa a ser expresso em uma linguagem como "perder peso", "parar de comer tanto", "se livrar das gorduras e dos doces", "evitar os quilos". Por exemplo, ao dizer nos próximos 30 segundos não pense num elefante azul, paradoxalmente, o ouvinte vai focar a atenção precisamente no que você está pedindo para evitar. A única maneira de não pensar num elefante azul por 30 segundos é pensar em alguma outra coisa.

A linguagem do controle de peso é cheia desse tipo de pressuposições negativas (ou "vírus de pensamento"). Infelizmente, muitas intervenções tradicionais são orientadas para a luta contra a comida, as sensações e o próprio corpo. Isso pode aumentar o sentimento de culpa e a luta que a pessoa experimenta, e até mesmo estabelecer "profecias autorrealizáveis" negativas.

Controlar o peso envolve estabelecer uma estratégia equilibrada e efetiva para um estilo de vida saudável, incluindo a nutrição, as atividades e o apoio externo. Além de necessitar mecanismos para conseguir um feedback apropriado e criar responsabilidade para as ações.

A estratégia para um controle de peso efetivo inclui um plano de nutrição, um plano de atividades, apoio do grupo e um conjunto de ferramentas efetivas para fazer as mudanças apropriadas nos hábitos alimentares e em outros comportamentos associados ao peso.

Os princípios e as técnicas da Programação Neolinguística (PNL) quando aliados ao emagrecimento, têm sucesso porque auxilia a concertar os hábitos alimentares com mais eficiência

Através da PNL é possível mudar essas potenciais afirmações embutidas de negativas para positivas, tal como "alcançar a minha meta de peso", "ter um corpo saudável", "ser magro e ativo... comendo nutritivamente".

Logo que um objetivo bem-formulado for estabelecido, é possível identificar os diferentes níveis de recursos necessários para ir rumo ao seu estado desejado.

Historicamente, a maioria dos programas de controle de peso focaliza, principalmente, nos aspectos ambientais e comportamentais da perda de peso, fornecendo alguma instrução no nível das capacidades.

Porém, dependendo da situação, a dieta pode até certo ponto, enfrentar alguns ou todos esses níveis e principalmente as questões das crenças, valores e identidade.

O processo de identificar as intenções positivas e de criar novas escolhas, conhecido como "ressignificação" na PNL, ajuda a percepção de transformar a situação limitante em um "feedback" sobre a descoberta de novas alternativas.

Em vez de se sentir desconfiada, culpada ou envergonhada com as dificuldades, o reconhecimento das próprias intenções positivas conduz a uma maior confiança dela em si mesma e fornece uma estratégia específica para encontrar outras alternativas em vez de ficar frustrado com o típico processo de "tentativa e erro" (ou "tentativa e horror" como é chamado muitas vezes

Outras contribuições da PNL para o controle efetivo do peso incluem ferramentas para a motivação, o ensaio mental e para identificar e mudar as crenças limitantes.

Crenças fortalecedoras envolvendo a esperança no futuro, um senso de capacidade e de responsabilidade, e um senso de valor próprio e participação são, muitas vezes, a chave para um controle de peso.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus