09/12/2024 17h11
Secretaria de Saúde presta contas de diversos projetos e ações para a Microrregião
O mês de dezembro é marcado pela realização de importantes reuniões da Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade para a prestação de contas de diversos projetos, programas e ações da pasta para a Microrregião de Saúde.
Na manhã da última sexta-feira (6), a sala de reuniões do Centro de Reabilitação, na Policlínica, no bairro Belmonte, recebeu a Prestação de Contas e Balanço de 2024 do Comitê Municipal de Mortalidade Materno, Infantil e Fetal. Na ocasião, foram apresentados os números positivos alcançados pelo município na área. "Podemos afirmar que os números da mortalidade infantil em nosso município caíram substancialmente nos últimos anos e que os resultados de 2024 são os melhores dos últimos dez anos. É com alegria que podemos constatar que avançamos na saúde infantil e fetal em nossa cidade", afirmou a enfermeira responsável técnica da Vigilância Epidemiológica e membro do Comitê, Mara Geralda Gomes Souza.
Já na tarde da última quinta-feira (5), na sala da Secretaria Municipal de Saúde, foi realizada uma reunião para a prestação de contas das Cirurgias Eletivas para a Microrregião de Saúde. Estiveram presentes ao encontro secretárias de saúde e representantes da pasta dos municípios de Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, São Domingos do Prata e Nova Era.
Também na semana passada, a Divisão de Saúde Mental de João Monlevade realizou sua prestação de contas e detalhou todos os projetos e ações desenvolvidos pelo Sesamo CAPS II (Serviço de Saúde Mental - Centro de Apoio Psicossocial) e pelo Sesamo IJ (Serviço de Saúde Mental Infanto Juvenil) nos últimos quatro anos.
Na ocasião, foram discutidos os casos de sofrimento psíquico da Microrregião, a fim de trabalhar a inclusão e a dignidade dos usuários e propor avanços em cada município, levando em consideração as singularidades de cada um. No encontro foram avaliados os quatro anos de parceria microrregional e os desafios para o quadriênio.
Linhas de Cuidados
E na tarde da próxima sexta-feira (13) será promovida uma reunião com os secretários de Saúde da Microrregião do Médio Piracicaba no Auditório da Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon). O encontro, realizado pela Secretaria de Saúde, objetiva prestar contas e apresentar o balanço dos procedimentos do Projeto Linhas de Cuidados.
O Linhas de Cuidados é direcionado às gestantes e recém-nascidos de alto risco do município e coordenado pela Atenção Secundária de Saúde (ASS). Ele atende cinco linhas de cuidados especiais para pacientes de Pré-Natal de Alto Risco, Crianças de Alto Risco, Propedêutica de Câncer de Mama e de Útero e Hipertensão e Diabetes de Muito Risco e Alto Risco.
O projeto conta com uma equipe formada por médica ginecologista, pediatra, enfermeira, psicóloga, nutricionista e assistente social, para cada linha de cuidado.