25/09/2025 17h36
Na reunião ordinária da Câmara Municipal de João Monlevade, realizada nesta quarta-feira, 24, a vereadora Maria do Sagrado apresentou um vídeo com a participação do Coral EnCanto, formado por alunos da rede municipal de ensino. A apresentação aconteceu durante o XXII Festival Internacional de Corais "Encanta Lafaiete", em Conselheiro Lafaiete. O Festival contou ainda com apresentações de corais de outros países, incluindo México, Panamá, entre outros.
O coral integra o projeto, "No entanto, é preciso cantar", idealizado e coordenado pela professora Rita Abreu, compositora do Hino de João Monlevade e pedagoga da rede municipal. O trabalho é realizado com apoio da Secretaria Municipal de Educação e contempla crianças e adolescentes de cinco escolas públicas: Escola Municipal Cônego josé Higino de Freitas, Centro Educacional de João Monlevade, Escola Municipal Israel Pinheiro (EMIP), Escola Municipal Germin Loureiro e Escola Municipal Cicinha Moura Simon.
O coral EnCanto levou ao palco do festival 36 estudantes das escolas participantes. A Escola Cicinha Moura, embora faça parte do projeto, não teve representantes na apresentação devido à idade mínima exigida pelo evento. Ainda assim, os ensaios continuam sendo realizados semanalmente em todas as escolas, sob a regência de Rita Abreu.
Em sua fala, a vereadora Maria do Sagrado destacou como o projeto pode mudar a vida das pessoas. Ela aproveitou a oportunidade para parabenizar a professora Rita e enaltecer o trabalho da Secretaria de Educação e da Administração Municipal. "Trabalhar com a arte e com a educação é transformar vidas. Apesar de todas as adversidades e questões vividas pelas famílias e pelos jovens, é preciso ter o sabor de viver a arte."
Ainda em sua fala, Maria relembrou a recente entrega da Medalha Paulo Freire, concedida a professores, coordenadores pedagógicos e uma escola do município em reconhecimento ao seu trabalho e dedicação à educação no município.
Por sua vez, a professora Rita Abreu, em depoimento exibido no vídeo, agradeceu o apoio da Administração Municipal, da Secretaria de Educação e das direções escolares. "Agradeço a todos que tem nos dado um grande apoio possibilitando a realização de um sonho de muito tempo".
O projeto "No entanto, é preciso cantar" continua a ser desenvolvido nas escolas com o objetivo de ampliar o acesso das crianças e jovens à arte e à cultura por meio da música.