11/10/2024 10h08
Com pinceladas sobre Política Cultural
PARABÉNS AOS REELEITOS
Quem administrou bem foi contemplado com novo mandato. E com grandes folgas. Tivemos eleitos de diversos partidos. Arredondando, em Monlevade Dr Láercio teve 60%, em São Gonçalo, Nozinho teve 70%, Em Santa Bárbara, Alcenir teve 40%, Fernando Rola teve 55% em São Domingos do Prata, Itabira- Marco teve 50%, e Dom Silvério, Zé Bráulio teve 60%, Saulo teve 60% em Catas Altas, Augusto Henrique -Rio Piracicaba 84%. Mas campeão mesmo foi Txai em Nova Era. O cara teve 100% dos votos. Foi candidatura única.
VEREADORES ELEITOS
fEm alguns lugares vai haver renovação pra melhor, com pessoas mais preparadas. Câmara é lugar de debater de forma civilizada, os problemas da cidade. Quem frequenta, tem oportunidade de ver como funciona na prática, o que fazem e pensam os vereadores, sua atuação nas reuniões, seus posicionamentos. Em algumas cidades, houve modernização, a casa do povo se comunica com o povo através das redes sociais e as reuniões são transmitidas para que o povo possa participar de casa. Considero um avanço. Que tenha gente pra fazer cortes e espalhar nas redes para conhecimento de todos.
LINDOURO EM ALVINÓPOLIS
Foi com 40%. Havia um sentimento de mudança no ar. E Lindouro é empresário bem sucedido, com grande capacidade gerencial. Soube conduzir a campanha com um ótimo timming, equipe enxuta e vai ser a primeira administração do PT na cidade. Muita responsabilidade. Mas pelo que conheço dele e do vice Claudinho, tem tudo para fazer uma administração excelente.
PESQUISAS DE ALUGUEL
As pesquisas falsas prejudicam os institutos sérios. Aparecem pesquisam com resultados que todos sabem que são mentirosas e fica por isso mesmo. Acho que o MP precisa fiscalizar isso melhor.
TRANSIÇÃO
Onde não houve reeleição vai ter a necessidade de fazer uma transição civilizada e republicana. Quem não deve não teme. É agir democraticamente e se preparar melhor para as próximas.
NINGUÉM PERDE EM CERTA MEDIDA.
Na realidade, quem gosta de política não perde. Aprende. Nada ensina mais que a derrota. Quem tem têmpera, absorve e se prepara melhor. Revê o que houve, onde errou, onde acertou e se já começa a outra.
OU SE LASCA
Costuma do sujeito ser tão orgulhoso que não consegue admitir erro. Encontra uma desculpa pra si mesmo e para os aliados. Mas dentro dos grupos aparecem novos nomes, que pra subir na hierarquia, precisam cortar as cabeças dos antecessores.
O QUE ESPERAR?
Quem foi eleito teve sinal verde de suas populações e fez por merecer. E ainda foi capaz de sonhar junto, sonhos possíveis que as pessoas compraram.
RECURSOS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAIS
É da ordem democrática, republicana, que os governos tratem a todos sem distinção. Mas na prática quase sempre é diferente. Partidos mais à direita, tem mais chances junto ao governo do estado, que é de direita. Partidos mais à esquerda presume-se que tenham mais apoio do governo federal, hoje de esquerda.
POLÍTICOS INTELIGENTES E HABILIDOSOS
Tem políticos com tamanha habilidade, tamanha habilidade de ouvir e conciliar interesses, que consegue recursos de todas as esferas, com total lisura e contrapartidas. Conseguem priorizar o básico e ainda inovar, criar novos futuros, ao mesmo tempo valorizando as memórias. Temos alguns exemplos na região.
CULTURA E ENTRETENIMENTO
Os governos precisam sair do circuito fechado de serem reféns da cultura do entretenimento puro e simples. Eu já ouvi isso de um secretário municipal. Que cultura não dá voto e só serve pra sustentar vagabundo. Não se espantem. É isso que muitos pensam e é assim que agem.
CULTURA É FAZER...NEM SEMPRE É LAZER...
Por isso sou a favor de separar cultura de entretenimento. Cultura é fazer, não é apenas lazer. Cultura não é pra dar voto e nem devoto. Cultura é pra polinizar o pensamento, pra preservar identidades, habilidades, linguagem. Há uma enorme confusão entre entretenimento, mais afim do lazer...e arte, mais próxima da educação e da cultura. É necessário que haja claro entendimento da importância de haver lazer e arte. Arte nem sempre é lazer. Lazer nem sempre é arte.
ARTE COSTUMA INCOMODAR, PRECISA INCOMODAR
O lazer é pra descansar os sentidos da lida, pra entreter os trabalhadores. A arte já tem outro sentido. Já lida com o signos, com o imaginário, com o pensamento, com o não pensamento. E ser artista dentro do sistema causa uma disfunção violenta. O artista precisa vender sua arte pra pagar seu consumo. Ao invés de criar a sua arte, vai fazer cover do que vende.
SÓ A ARTE PODE NOS SALVAR DO APOCALIPSE DIGITAL
Existe uma distância entre cultura e educação que é danoso às duas partes. E acredito que a arte seja nossa salvação contra uma nova violência que vai se abater sobre todos que criam, por aqueles que usam da Inteligência artificial pra nos apequenar como seres pensantes, criadores de toda a civilização. Filosofei né? Mas é o que mais me assusta mesmo no mundo.
RECADO PARA OS GOVERNOS – NO QUE DIZ RESPEITO À CULTURA
Caros prefeitos e secretários de cultura: façam sim eventos populares, cavalgadas, rodeios, exposições, afinal, a região é bem agro. Mas não se esqueçam de valorizar as bandas de música de suas cidades. São fontes cristalinas de educação musical. Valorizem os congados, os festivais de música, que oportunizam muitos artistas. Incentivem a música autoral da cidade, a tradição também, as marchinhas, criem um calendário que todos saibam de cor, façam eventos gastronômicos, oportunizem emprego e renda. Façam festivais literários, convoquem os poetas, os escritores. Coloquem artes plásticas nos eventos, convidem os artistas pra ocupar a cidade com arte, grafitagem, mas em harmonia com o paisagismo, cidades criativas e inteligentes.
FALEI DEMAIS NÉ?
Já parei. Agradeço a sua atenção. Comente aí o que acha, se concorda, discorda, enfim. Pra mim foi uma bela eleição e estou aguardando as cenas dos próximos capítulos. Desejo a todos Sabedoria e Discernimento,
Marcos Martino