Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

31/08/2024 18h53

BOM DIA POLÍTICA ENTREVISTA LINDOURO MODESTO

Mais um candidato do Médio Piracicaba

Compartilhe

O BOM DIA POLÍTICA dessa semana, conversou com Lindouro Modesto, candidato a prefeito em Alvinópolis, uma candidatura que impactou a cena local , pois quebra a dualidade da política da cidade, que sempre tem dois candidatos competitivos há décadas. Lindouro é conhecido como grande empresário, grande gestor e vem crescendo em todas as pesquisas. Mas vamos à entrevista:

BOM DIA - Lindouro, o que despertou em você a vontade de ser candidato a prefeito de Alvinópolis?

LINDOURO - Fui muito bem recebido em Alvinópolis quando cheguei aqui com uma empresa familiar. Hoje essa empresa é referência internacional.Vejo agora a oportunidade de participar da administração do município, dos distritos, da zona rural, pois tudo está por fazer. A cidade parece não ter sido administrada nesse período que a empresa se tornou internacional.A empresa cresceu, a cidade parou. Precisamos melhorar essa cidade para ter orgulho de receber aqui pessoas até de outros países. Isso não pode continuar assim. O povo nos recebeu bem, ajudou essa empresa a crescer, contribuiu e agora está na hora de uma retribuição. Estou disposto a lutar e trabalhar mais ainda por esse município.

BOM DIA - Vc nasceu em Jequeri, não é isso? Conte-nos a sua trajetória. Como veio parar em Alvinópolis?

LINDOURO - Nasci em Jequeri, Minas Gerais. Tenho muito orgulho de ser Jequeriense, e hoje também tenho muito orgulho de ser um cidadão Alvinopolense. A vida fez com que eu saísse da minha cidade natal em busca de emprego. Fui parar na capital, onde trabalhei por vários anos, exerci várias profissões, trabalhei em várias empresas, rodei meio mundo e vim parar em Alvinópolis pelo destino da vida. Por isso estou aqui e por onde eu passei, e onde eu passar, quero sempre contribuir com a sociedade daquele local.

BOM DIA - Vc foi co-responsável pela criação de uma das maiores empresas de cosméticos do país. Acredita que essa experiência como empreendedor pode ajudá-lo na gestão do município.

LINDOURO - Para mim, administração pública e administração privada tem um uma só chave de sucesso. Chama se honestidade. Qualquer uma das duas que for administrada com desonestidade, com algum desvio de função, pode saber que vai dar errado. Uma empresa só se torna grande, respeitada e rompe barreiras internacionais quando a honestidade é requisito primordial. Assim também tem que ser na administração pública.

BOM DIA - Alvinópolis, embora tenha população pequena, tem grande extensão territorial. O que pretende fazer para integrar todo o município?

 

LINDOURO - Para administrar bem uma cidade com um território tão grande como o de Alvinópolis, o prefeito tem que nomear um gestor em cada distrito para trazer dali as reivindicações do cidadão daquele distrito e de sua zona rural. Assim quero fazer a administração do município de Alvinópolis. Fonseca, Major e Barretos terão um representante com canal aberto com a Prefeitura Lá o povo terá um representante e gostaria que fosse esse representante escolhido por pessoas de bem daquela comunidade.

BOM DIA - Como pretende fazer para recuperar o piso da cidade que se encontra em péssimo estado de conservação?

LINDOURO - Para recuperar o piso das ruas e avenidas de Alvinópolis é preciso fazer projeto. Não adianta ficar jogando asfalto em ano de eleição. É preciso fazer um trabalho de drenagem, de rede de esgoto e de distribuição de água e energia subterrânea que tiver que ser feito. Para depois, sim, fazer o piso.

BOM DIA - E sobre a rede de esgotos e COPASA? Como pretende lidar?

LINDOURO - As redes de esgoto têm que ser feitas com projetos com declive para que haja escoamento. Quanto à COPASA, tem que se exigir que ela tampe e conserte onde ela tenha que cortar avenidas ou ruas para passar a sua tubulação. Não pode continuar como está. Ela corta e deixa os buracos para os carros ficarem passando como se fosse quebra-molas com depressões na pista. E também teremos de rever a questão da pureza da água que recebemos em nossas torneiras.

BOM DIA - Na área da saúde, o que você identificou como principais demandas? O que pretende fazer pra melhorar a área?

LINDOURO – Na Saúde não adianta a gente ficar prometendo o que não pode cumprir. Por que o SUS partiu para a centralização da saúde nas cidades polo e temos de nos adequar a esse sistema. Partos, cirurgias ou tratamentos específicos tem de ser feitos nas cidades polo. Mas vejo que muitas coisas que faltam aqui não se faz por falta de médicos e por falta de vontade de buscar recursos no ministério da saúde. Alvinópolis precisa contar com uma UPA. E já recebi esse compromisso do Deputado Rogério Correa, que é líder do governo federal na câmara. Para melhorar a saúde, também precisamos contratar mais médicos. Ter médicos em horários até mais tarde nos postos de saúde. E para conseguir trazer mais médicos para Alvinópolis, não adianta querer pagar um dos piores salários de médicos da região. Já conversei com várias pessoas da área médica e identifiquei que o salário daqui de médico não atrai médicos que tenham mais especialidades a vir para cá. Alvinópolis não pode ter um dos piores salários para médicos, como tenho visto por aí.

BOM DIA - Na área do paisagismo. A gente vê a cidade vizinha de Rio Piracicaba dando show. Enquanto isso a gente assiste à deterioração de nossas praças. O que fazer pra embelezar a cidade?

LINDOURO – Pois é. Deixaram acabar tudo. Mas a gente vê que a população, os vizinhos das praças, todos estão dispostos a cooperar, ajudar. Basta fazer uma campanha educacional para que todos passem a proteger as praças. Mas primeiro, o órgão público, no caso, a prefeitura, tem que fazer a obra, tem que fazer projeto, revitalizar e fazer uma campanha de cuidados com a população. Podemos sim, revitalizar essas praças que são grandes espaços e que tem tudo para ser muito bonitas. Já vi fotos de praças de Alvinópolis antigas que dão um show na que está aí hoje. O espaço é o mesmo, mas o cuidado acabou. Falta parar de pensar que paisagismo é dinheiro jogado fora. Paisagismo dá satisfação ao morador da cidade, do distrito, de viver naquele lugar. Quem não gosta de ter sua casa com um belo jardim, com uma bela área de lazer?

BOM DIA - Qual a sua visão para a área da agropecuária?

LINDOURO - Um projeto que eu tenho que, se Deus quiser, quero fazer é um fomento de mudas, preparar mudas tanto de eucalipto como para reflorestamento e também para mudas de árvores frutíferas para recuperar nascentes e áreas que estão sendo degradadas pela erosão. Tudo com apoio e dentro das normas do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Agricultura. Vejo que os agricultores de Alvinópolis não plantam mais e não fazem muito mais porque não tem o recurso, porque não encontram nem mudas no município para plantar. Quando chegam mudas aqui são caras. E eles não tem esse recurso para fazer isso. Vamos recuperar o verde do nosso município, com apoio do Ministério da Agricultura e com o apoio da Prefeitura. Outra coisa que precisa ser feita com urgência é a manutenção das estradas rurais. As estradas que dão acesso para escoamento do que o homem do campo produz estão sem nenhuma condição de serem transitadas. O homem do campo não tem condição de fazer estrada para ir em sua propriedade. É uma obrigação do município dar acessibilidade a todo cidadão. Andando por esse município, vi várias pessoas, vários agricultores reclamando que a estrada dele não é arrumada porque o prefeito acha que ele não votou nele ou tem certeza que não votou porque ele até fez campanha contra. Acabou a eleição, gente, Acabou a disputa. Quem ganhar tem que governar para todos. A pessoa tem o direito de votar em quem quiser. Parar com essa perseguição será um grande ganho na política de Alvinópolis.

BOM DIA - Sobre a cultura. Como pretende cuidar do nosso patrimônio histórico.

LINDOURO - Me dá tristeza quando um vereador ou um prefeito fala que cuidar de coisa velha é cuidar de nada. É porque ele não tem noção que a história é que trouxe ele até aqui. Temos que ver o passado para podermos enxergar o futuro. A história mostra como evoluímos. A história mostra para onde estamos caminhando. Os recursos do ICMS cultural, que a gente nunca sabe para onde está indo, se bem administrado, ajuda a recuperar um pouco esse patrimônio. E tem como fazer parcerias públicas e privadas para recuperar as nossas memórias

BOM DIA - Não acha que falta um calendário anual de eventos, que seja cumprido religiosamente pela prefeitura?

LINDOURO – Claro que falta, Nós, Alvinopolenses, devíamos ter um calendário daquilo que vai acontecer na cidade durante o ano. É muito comum a gente convidar uma pessoa para a nossa festa de aniversário porque sabemos do dia em que nascemos. Mas quando uma pessoa de fora nos pergunta o que vai ter na sua cidade em setembro, não sabemos. Também não sabemos o que vai ter em janeiro, fevereiro ou qualquer mês. Não temos um calendário. Não sabemos se vai ser feito. Não sabemos se vai ter reinado direito. Não sabemos se vai ter congado. Não sabemos se vai ter festival. Não sabemos de nada. Fica tudo na mão de um grupinho que, de acordo com os interesses políticos, liberam uma festinha ou outra fazendo como festa e não como evento cultural, ajudando matar assim a nossa cultura. Não pode ficar tudo preso à vontade de um político.

BOM DIA - Sobre o asfaltamento entre Alvinópolis e Catas Altas. Existe um processo em andamento. O DER já tá fazendo o projeto estrutural. Muito há ainda por se fazer, mas alguns passos já foram dados. Qual será a sua postura? Vai prestar todo apoio ou cruzar os braços, como alguns candidatos vem fazendo?

LINDOURO - Tenho ouvido dizer, nesses quase 30 anos que estou em Alvinópolis, que o asfalto de Fonseca e Alvinópolis vai sair. Muitos afirmam que já está em andamento esse processo. Que bom! Se eleito, vou fazer questão de me inteirar sobre esse processo e de ver o que já teve de andamento. Porque até agora, daqui até Fonseca eu só vejo uma estrada cada dia com mais buraco, com mais pedras grandes de escória e com mais poeira. Asfalto mesmo que é bom, só o que jogam fora aqui nas ruas. Então gente, estou do lado daquele que tiver realmente um projeto. Pode ser quem for, de qual partido for, político ou não. E ganhando a prefeitura, vou lutar para que realmente se torne realidade, porque eu já enjoei de ouvir essa promessa. O povo não aguenta mais promessas vazias.

BOM DIA - Algumas pessoas dizem que pra ganhar eleições, o político tem de ter grupo. Mas vcs preferiram uma candidatura puro sangue, o que acaba sendo um diferencial. Vc traz como vice o popular comerciante Claudinho, presidente da ACIA e liderança no Novo Cruzeiro. Seria uma forma de não se comprometerem com a velha política da cidade?

LINDOURO – Não formamos um grande grupo político, por que não nos sujeitamos as condições que geralmente esses grupos exigem. Entramos pra mudar e mudanças as vezes não tem acordos por aqueles que querem permanecer na mesmice. A prefeitura não pode continuar sendo cabide de emprego familiar. De um lado ou de outro, sempre temos esses pedidos e essas exigências para fazer acordo. Por isso resolvemos caminhar sozinhos

BOM DIA - Nas cidades do interior, os eleitores tendem a votar na pessoa e não no partido. Mesmo assim a oposição aposta muito na rejeição ao PT. Porém Lula ganhou em Alvinópolis e a votação dos deputados da esquerda é considerável. Será que chegou a hora de mudança de verdade?

LINDOURO - Quem apostou na rejeição do PT Alvinópolis tá muito equivocado. Lula, ganhou todas as eleições aqui. A Dilma também ganhou as duas. E sempre com grande maioria. E os deputados são bem votados aqui. Então o PT aqui não é rejeitado. Pelo contrário. Ele é muito aceito. Tem umas pessoas que ficam falando que não votam por causa do PT. Isso é pura demagogia. Eles não votam porque querem continuar na mesmice. Eles não querem perder a boquinha. São pessoas que sempre estiveram na oposição. A oposição, não ao PT, mas a perder as vantagens que eles tem na prefeitura. Isso tem que acabar e o povo quer acabar com isso.

BOM DIA - Além da parceria com o governo federal, vc tem excelente relação com Dr Laércio, prefeito em João Monlevade, que pelas pesquisas, tem amplas possibilidades de vencer. Como vc enxerga uma possível parceria com a cidade de João Monlevade, caso se consumem as duas vitórias?

LINDOURO - Vejo com grande expectativa por ter ótima relação com o Dr. Laércio. Somos amigos de muitos anos. E conversando com ele no lançamento de sua campanha, ele me disse da alegria de estar recebendo um Instituto Federal em Monlevade. Ele falou também do que ele está preocupado lá, que o governo Lula quer que ele implante esse instituto numa grande área territorial, porque o futuro seria transformar esse instituto federal em uma grande campus, em um grande campus universitário. Aí aproveitei a oportunidade e disse a eles que Alvinópolis estará de portas abertas caso eu seja eleito. Podemos ceder área para esse instituto ou para essa Universidade federal. Poderia ser implantada aqui uma Escola Superior de Agricultura, uma escola superior de veterinária, que tem grandes demandas. Grandes áreas é uma coisa que Monlevade não tem. Monlevade é praticamente o território urbano. E ele me disse dessa preocupação de não ter área. Aí eu falei pra ele. Isso não é problema. Alvinópolis tem e precisa. Vamos fazer parceria nessa área. Está tudo perto. Uma cidade vizinha da outra. Conversei com ele, de colocar Alvinópolis à disposição para boas parcerias em diversas áreas.

BOM DIA -  Deixe sua mensagem para os eleitores Alvinopolenses

Lindouro: ou grato a população alvinopolense. Sou grato as pessoas na sede e em todos os distritos que vem me recebendo com muita esperança e respeito. Quero então deixar aqui uma mensagem de fé e de compromisso. Ser honesto na prefeitura não é diferente de ser honesto dentro de sua casa. Não é diferente de ser honesto dentro de sua empresa. Ser honesto é ser honesto. Agradeço a todos que estão confiando em mim. Chegando na prefeitura, não vou esquecer do meu compromisso de honestidade. Honestidade para mim é tudo. O resto vem depois. Porque em tudo aquilo que for trabalhar, seja na saúde, na educação, na cultura, na agricultura ou na indústria ou no comércio, tendo a honestidade tudo vai dar certo. Estou entrando na política para ajudar a construir uma cidade melhor. Muito obrigado.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus