Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

08/07/2024 22h01

VC TEM CORAGEM DE SER AUTORAL?

Tem de ter a coragem de um leão...

Compartilhe

VC TEM CORAGEM DE SER AUTORAL?

Tem de ter muita resiliência, resistência, paciência, penitência e desprendimento pra se arriscar no autoral . Já repararam como o mundo ficou cover? O sinal anda fechado para os autorais. Convenhamos: tem aqueles que criam e os que copiam. Mas artesanato sempre vendeu mais que a arte.

AUTORAL É STARTUP.

É um empreendimento pessoal, é como lançar um produto no mercado. Tem de investir. Tem de fazer testes e perseverar, conseguir convencer as pessoas que o produto funciona, que é útil, desejável e satisfaz.

COVERNATION

O público prefere shows de artistas já conhecidos. As bandas covers imitam grupos originais e preenchem uma lacuna. Os contratantes preferem covers. As vezes a banda ter trabalhos próprios na internet prejudica a venda. Autoral virou motivo de rejeição.

POR QUE DO ESTRANHAMENTO?

As pessoas se sentem desconfortáveis quando não tem familiaridade com as músicas. Esperam que o mercado legitime o sucesso. Depois que toca nas tvs, nas rádios, depois que fica popular, depois que começam a fazer covers, aí sim o artista tá batizado.

O QUE FAZER?

Persistir, botar banca, lapidar , divulgar, dar ciência, procurar oportunidades, evoluir...


AS RÁDIOS TOCAM AS AUTORAIS?

Até costumam tocar, mas só uma vez ou outra pra ajudar. Pra dar uma força.Mas as músicas raramente entram na programação normal com os Henrique Matheus e Barões da pisadinha da vez. A não ser que o artista queira pagar a rádio pra tocar. Aí a conversa é outra. É muito difícil empurrar um hit sem dinheiro.
 

VALOROSOS AUTORAIS DA REGIÃO

Tenho acompanhado o trabalho do Romeu Lee. Ele vem produzindo suas músicas e divulgando na net e pra todo lado. Gostei de algumas canções. O Bonappart é a banda que mais gravou nos ultimos anos. Palmas pro BONA. Marquinhos sempre esteve envolvido com trabalhos autorais também, seja na INFOCUS, Soul do Samba e agora com o Baile do Madruga. Wir Caetano tem feito importante trabalho. Julio Sartori é outro compositor de ideias interessantes. De São Domingos do Prata tem Celso Adolfo, que continua produzindo. De Itabira tinha Nilton Baiandeira, tem Luiz Bira, tem a turma do Movimento Trial, tem Marçal, Marcos Gacê, tem Rivotrio, tem Maíra Baldaia e diversos compositores. Mais alguém? Lembrei da Nadja Lírio, que desenvolvia belo trabalho, mas teve de dar um stop pra focar na Fundação Casa de Cultura. Em São Gonçalo, gostei de algumas canções do Tupete. Em Alvinópolis tem Thaysson Azevedo e Thales, tem ainda Pereira Sanches, compositor de 92 anos.

FESTIVAIS AUTORAIS EM BAIXA

Tínhamos vários festivais de música na região. Monlevade fez o incrível Festiaço. Barão de Cocais tinha festival, Nova Era, Dom Silvério, Alvinópolis, Bela Vista. Os festivais oportunizam vários músicos, que podem mostrar seus autorais para o público e concorrer a diversos prêmios. O Festival de Alvinópolis é um dos mais antigos da região, mas não sabemos se vai haver esse ano. A prefeitura ainda não se pronunciou. Bela Vista também não sabemos se vai ter.
 

AUTORAIS NA LITERATURA

O II Concurso Literário Faces do Médio Piracicaba é um espaço aberto para os autorais da literatura. Vai pagar prêmios em dinheiro para as melhores poesias e crônicas.As inscrições estarão abertas para pessoas residentes no MÉDIO PIRACICABA até o dia 15 de Julho. Só entrar no link do COLETIVO 7 faces. Tem lá o regulamento, ficha de inscrição, etc.

PORTEIRAS ABERTAS PARA O NOVO

Minha amiga Carla Lisboa também não abre mão do autoral. Nos eventos que faz, carrega a mão na quase obrigatoriedade do ineditismo. Ela gosta de trazer o novo, de abrir vitrine para as novas expressões.


RESPONDAM AS PERGUNTAS

O que fazer para gerar interesse pelos autorais?

Comoconvencer as pessoas a consumirem músicas novas, ideias novas, poesias novas?

Como fazer para que as produções autorais cheguem até as pessoas?

Como convencer as lideranças culturais que nem todo evento precisa gerar votos?

Pra onde vai a arte em tempos de IA?

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus