30/05/2024 08h23
Vem aí o II FESTIVAL LITERÁRIO DO MÉDIO PIRACICABA...
UM COLETIVO BASTANTE PRODUTIVO.
São várias ações desse coletivo que nunca parou de fazer cultura. Carla Lisboa - desde 2013, Thiago Viegas - desde 2014, Elaine Andrade - desde 2019, Jamerson Barcelos - desde 2014, Luciana Azevedo - desde 2013, Marcos Lizardo - desde 2019, Júnia Espeschit desde 2013 sempre estiveram atuantes no fazer artístico cultural. Agora estão promovendo um Festival Literário com abrangência em todo o médio piracicaba. Conversamos com Carla Lisboa a respeito..
MARCOS MARTINO - Carla, o Concurso Literário do 7 FACES é mais uma investida do coletivo em trabalhos autorais. Vocês valorizam o autoral né?
CARLA LISBOA - É verdade. Martino. O Coletivo iniciou suas atividades em 2013 com foco nos festivais, como o Grito Rock e o Marmotas, sempre levando e defendendo a bandeira do autoral. Aliás, o Festival Marmotas continua sendo o único festival independente da Região do Médio Piracicaba dedicado 100% ao autoral. E com a literatura a gente vai pelo mesmo caminho. Não tem graça fazer arte sem abrir vitrine para as novas expressões.
MARCOS MARTINO - E o que aconteceu com esses festivais? Vcs interromperam?
CARLA LISBOA - Sim. O festival ficou paralisado no período da pandemia, pois não conseguimos visualizá-lo em formato virtual, mas já temos projeto encaminhado para a realização do festival em 2025). Mas após a pandemia reformulamos as atividades principais do ponto de cultura com foco principalmente na formação, literatura, artes visuais e design.
MARCOS MARTINO - Carla, temos algo em comum. Não perdemos as raízes. Eu sou de Alvinópolis e sempre que posso gosto de ajudar a movimentar a cena local. Vc foi morar em Palmas- TO, mas nunca deixou de atuar e interagir com a cena monlevadense.
CARLA LISBOA - É verdade Martino. Mas os parceiros do 7 FACES continuaram na cidade e fizemos bastante coisa nesse tempo...
MARCOS MARTINO - Vc poderia citar algumas ações do 7 faces nessa fase?
CARLA LISBOA - Mas é claro. Pra vc ter uma ideia, em 2021, o Coletivo, com recursos da LAB 1, realizou o 1º Concurso Literário Faces do Médio Piracicaba. Recurso esse que foi recebido através do edital de premiação para Pontos de Cultura pelo Estado de Minas Gerais, e que não tinha obrigatoriedade de execução de projeto. Mas achamos justo entregar algo para a cidade e região, afinal, o coletivo sempre desenvolveu ações de forma voluntária e gratuita, sem depender ou esperar por recursos públicos para realizar suas ações, então não achamos justo receber essa premiação e não entregar nada para a comunidade.
MARCOS MARTINO - E o Concurso literário desse ano?
CARLA LISBOA - Pois é. Em 2023 fomos mais uma vez contemplados na LPG Estadual no Edital 08 - Categoria Pontos de Cultura, e com o recurso realizaremos a segunda edição do Concurso Literário Faces do Médio Piracicaba, com inscrições previstas para acontecer ainda no primeiro semestre.
MARCOS MARTINO - Vai ser interessante juntar o jeito de sentir o mundo, a expressão da nossa região.
CARLA LISBOA - Pois é Martino. Nós nunca deixamos de nos movimentar. Em 2020 fizemos parte do Gira Cultura, dando suporte jurídico quanto à execução da lei (Carla Lisboa, uma das integrantes do coletivo, fez parte do comitê mineiro da LAB 1) e atuando diretamente do mutirão organizado pelo Gira, para orientar e dar suporte aos artistas locais na escrita de suas propostas. Quem participou ativamente desse mutirão foi o Thiago Viegas, que também é membro do Coletivo 7faces desde 2014 e a Elaine Andrade, que após a parceria do Coletivo 7faces com a Feira EPS em 2019, tornou-se membro do coletivo. Importante citar que em 2022 o Coletivo 7faces foi um dos contemplados na Mostra da Diversidade Cultural, realizado pela Ong "Favela É Isso Aí" em João Monlevade, com realização do curso de capacitação cultural “Check-list de Milhões”, que foi realizado pelo agente Thiago Viegas.
MARCOS MARTINO - E para esse ano tem o II FESTIVAL LITERÁRIO DO MÉDIO PIRACICABA.
CARLA LISBOA - Sim. Além disso, realizamos este ano o Concurso Cultural “Meu Portfólio Artístico”, selecionando 7 artistas/grupos da região que foram contemplados com a produção de um portfólio de seus trabalhos artísticos. A proposta deste concurso surgiu a partir dessa alta demanda de editais de cultura pós pandemia, e sabemos bem que um portfólio bem elaborado faz toda a diferença, afinal, o histórico de atuação do proponente é um dos principais (e mais pontuados) critérios de avaliação desses editais.
MARCOS MARTINO - Só notícias boas. Será um grande prazer divulgar aqui no BOM DIA.
CARLA LISBOA - Obrigada, Martino. Inclusive quero agradecer ao BOM DIA que sempre foi um grande parceiro das nossas ações. E em breve, vamos divulgar mais algumas boas notícias aqui...
Leia também
09h19
EBOOK E AUDIOBOOK - CONCURSO LITERÁRIO FACES DO PIRACICABA
15h38
Mostra Ayeye é encerrada com diversas atrações em São Gonçalo
09h54
Casa de Cultura abre as portas para a comunidade com a realização do primeiro Baobá Zumbi
09h50
Muro da Praça do Povo é grafitado com nomes de escravizados do engenheiro Jean Monlevade
19h53
Mostra Ayeye tem início com "Oficina de Gastronomia Afro-brasileira"