Bom Dia - O Dirio do Mdio Piracicaba

notícias

24/05/2024 16h23

Crianas participam da construo do Plano Municipal pela Primeira Infncia

Prefeito e vice ouvem demandas dos pequenos cidadãos

Compartilhe

Cerca de 90 crianças, com idades entre 3 e 5 anos, representando os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e escolas particulares de João Monlevade, participaram de um dia especial na sede da Prefeitura de João Monlevade, dedicado à construção do Plano Municipal pela Primeira Infância. O prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) e o vice-prefeito Fabrício Lopes (Avante) receberam calorosamente os pequenos cidadãos para o primeiro contato que inicia os processos de escuta qualificada. Acompanharam a visita diretores, professores, a secretária municipal de Educação, Alda Fernandes, o chefe de Gabinete, Gilberto Vicente Barcelos, e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Wellington Caetano da Silva.

 

Sentados no chão, lado a lado com as crianças, o prefeito e o vice-prefeito ouviram atentamente as reivindicações dos pequenos. Entre os pedidos estavam a construção e manutenção de parquinhos, melhorias no calçamento próximo de suas casas e a cobertura de espaços para brincadeiras. As demandas foram diversas, refletindo as necessidades e desejos das crianças em diferentes áreas da cidade.

 

Após conhecerem e conversarem brevemente com o prefeito e vice, as crianças foram levadas para conhecer as secretarias instaladas na Prefeitura. A visita foi finalizada com brincadeiras de roda, proporcionando um momento de descontração e interação entre os pequenos e os gestores municipais. Esse é o primeiro momento que inicia as escutas que serão feitas nas Cemeis e escolas.

 

"É fundamental que nossas ações e políticas públicas considerem a perspectiva das crianças. Elas são o futuro da nossa cidade e suas vozes precisam ser ouvidas e respeitadas. É essencial que criemos um ambiente que acolha e valorize as contribuições dos pequenos cidadãos, promovendo uma cidade mais inclusiva e atenta às necessidades de todos", frisou o vice Fabrício Lopes.  

 

Por sua vez, o prefeito Dr. Laércio Ribeiro ressaltou a importância da elaboração do Plano pela Primeira Infância. "Essa iniciativa induz a um novo olhar para as crianças, reconhecendo sua diversidade, territorialidade e cultura. O documento reforça o compromisso da administração municipal com a construção de um futuro melhor para as crianças de João Monlevade, garantindo que suas necessidades e desejos sejam considerados no desenvolvimento de políticas públicas. Uma cidade boa para as crianças é boa para todas as pessoas", pontuou.

 

Fóruns

 

Durante toda a semana foram realizados fóruns de discussões para colaborar no processo de elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância. Cerca de 200 pessoas participaram da ação, incluindo pais das crianças, educadores e monitores de todas os Cemeis e escolas municipais que recebem as crianças.
 

Sobre o Plano

 

O Plano Municipal pela Primeira Infância de João Monlevade é uma iniciativa estratégica e abrangente que busca garantir o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, respeitando suas necessidades, direitos e potencialidades. O documento prevê ações para os próximos dez anos e é resultado de um esforço colaborativo entre a administração municipal, instituições de ensino, organizações da sociedade civil, famílias e as próprias crianças.

 

Ao garantir que os direitos das crianças sejam prioritários nas políticas públicas, o plano também busca reduzir as desigualdades sociais e econômicas desde a primeira infância, melhorar os indicadores de saúde e educação infantil, fortalecer os laços comunitários e familiares e desenvolver uma cidade mais inclusiva e atenta às necessidades de todos os seus cidadãos.

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Relações Públicas
 

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus