17/05/2024 06h33
O tempo da política é lento ...
Quando o presidente Lula esteve em Minas e anunciou que o governo iria assumir o trecho entre BH e Caeté fiquei muito animado. Há alguns dias, confesso, por influência do ex deputado José Santana, trabalhei para espalhar ao máximo a ideia de que o objetivo número 1 deveria ser o gargalo. Eis que o Ministro Renan Filho anunciou exatamente isso. Que felicidade. Ele chegou e falou o que eu mais queria ouvir. Que o governo entendia que assumir essa parte iria facilitar o leilão da Duplicação da BR 381 de Caeté a Governador Valadares. Excelente notícia. Tive até vontade de soltar uns foguetes (não soltei por respeito aos cães, nossos amigos).
AINDA BEM QUE NÃO FIZ FESTA.
O anúncio de que o edital foi dividido em dois, ficando de fora logo o lote 8B, o trecho do gargalo do Rio das Velhas, onde tudo garra, onde você leva em média 2 horas pra percorrer 15 kms foi como jogar água fria na fervura. O governo dividiu o lote 8 em duas partes e já lançou o edital para o lote 8A, de Caeté a Ravena. Mas ficou de fora o trecho 8B, exatamente o ponto infartado, de Ravena a BH. Se não der um jeito nesse pedaço o pesadelo não terá fim.
CONVERSA COM CLÉSIO GONÇALVES
Considero o Clesio um herói, um cara totalmente dedicado, que faz a diplomacia da duplicação, que costura com as prefeituras, com o DNIT, com a ANTT, até comigo. Hoje conversamos e ele me disse que continua otimista, que tem fé que o edital do lote 8B sai ainda no mês de maio. Ele é um otimista daqueles que vai em frente e que prega paciência e trabalho constante. Sou fã do cara.
TRAPALHADAS DE COMUNICAÇÃO
O DNIT e ANTT distribuem releases confusos, fixam datas e não cumprem, criam expectativas, geram uma comunicação não assertiva. Os jornais interpretam como querem. Os antigovernistas focam nas críticas e desinformam. Os governistas ufanam e são desmentidos pela própria assessoria de imprensa. Seria ótimo se não fizessem proselitismo e falassem a verdade de forma rasgada. A Rádio Itatiaia, sem citar fontes, publicou que não vão fazer esse ano, que vai ficar pra 2025.
DESAPROPRIAÇÕES E INDENIZAÇÕES : NINGUÉM QUER MEXER NESSE VESPEIRO
O governo resolveu assumir o lote 8, por entender que as empresas não se interessavam pelo Leilão, pois ninguém queria assumir o ônus das indenizações e relocações dos invasores da área da BR 381. Pelo visto, nem o governo sabe o que fazer. Se deram um prazo de 60 dias para estudar a questão. Lançaram apenas o edital do trecho 8A. E parece que vão protelar de novo. Pesa também o fato de ser um governo de perspectiva social e ambiental. Não vão tocar as pessoas da beira da BR a toque de caixa. Mas não se faz uma limonada sem espremer o limão. É preciso agir…
A PERGUNTA É: SERÁ QUE ESTAREMOS VIVOS?
Não sou otimista pelo histórico de adiamentos. São mais de 20 anos. Tudo bem. Houve avanços. Não podemos desconsiderar os editais que vão sair e o trecho 8A. Mas o prazo é de lascar. Considerando que os leilões devem acontecer em agosto, que depois tem prazo para começar as obras, vamos ver quanto tempo vai demorar. Importante nos lembrar que o presidente esteve aqui há há 100 dias atrás e prometeu dinamismo. Mas o que temos por enquanto são só palavras, fé e esperança. E uma comunicação muito ruim. Os prazos vão sendo estendidos, editais lançados com atrasos, mais prazos para leilão, depois mais prazo pra começar as obras. Eu já passei dos 60 anos. Vamos ver...
Leia também
09h57
Presidente do Compir fala sobre Dia da Consciência Negra na Câmara Municipal
09h56
Parlamento Jovem de Rio Piracicaba encerra edição 2024 com foco na formação cidadã e participação democrática
06h47
Dr Laércio (PT) é reeleito prefeito de João Monlevade com 61% dos votos
09h54
BOM DIA, FUTURO.
08h20
Veja na integra a entrevista com Bruno Cabeção