05/05/2024 10h13
Essa mulher mudou a vida humana no planeta. Já era um processo em curso, a emancipação feminina, através de tantas heroínas e tantos sacrifícios. Mas ela usou o pop para acelerar ainda mais o processo. O comportamento feminino mudou radicalmente depois dela e por consequência, o masculino também. Madonna foi rock também, foi contracultura. Usou uma estética pop, se apropriou de todos os ícones disponíveis. Não, não vou dedicar mais tempo a falar da carreira dessa mulher magnífica. Vou falar do show no Rio.
MADONNA PARA PRESIDENTE
Nossos políticos devem ter ficado com uma inveja danada. Madonna conseguiu juntar muito mais gente que eles. A arte ainda consegue mobilizar mais gente. Tomaram, papudos?
NOS DEVOLVEU O VERDE-AMARELO
Que delícia foi ver aquela galera envergando o VERDE-AMARELO no palco. Várias drags, gays, trans, ela própria abusou das nossas cores, que também amo de coração, não por causa de um patriotismo postiço, mas por vivencia e identificação. Eu sei do blábláblá, de que tratavam-se das cores da realeza portuguesa e tal. Eu fico com o verde das matas, o amarelo do sol e do ouro, o azul do céu e o branco da paz. E a Madonna também. Obrigado, louraça belzebu.
O SHOW
Foi uma celebração, principalmente simbólica. Uma senhora de 65 anos dando suor e sangue, 2 horas direto no palco. E uma sequencia incrível de hits, muita ousadia no palco, muitos seios desnudos, muita insinuação de sexo, muitas representações de gênero, aliás, liberdade sexual sempre foi uma bandeira da Diva. Claro que os conservadores vão torcer a cara, a moral religiosa vai recriminar o que considera aberrações, já que só professam a tradicional família, rechaçando outros arranjos e outras opções.
MOMENTO MAIS EMOCIONANTE
Quando apareceram as silhuetas de Madonna e Michael Jackson cantando Billie Jean e Material Girl eu desabei no choro. Engraçado que a idade nos torna mais emotivos. Eu não sabia que as duas músicas tinhas estruturas e batidas tão parecidas. O rei e a rainha do pop. Aquilo foi demais para alguém que viveu os anos 80 de forma intensa. Foi fodástico.
CRÍTICAS
Claro que tem o fato dela não cantar, todas as vozes foram pré-gravadas. Mas a gente tem de dar um desconto, pois foi um show mais performático. Artistas que cantam e dançam tanto não tem fôlego para fazer as duas coisas. Isso acontece até com artistas novas. Anitta há pouco tempo confessou publicamente: “vozes pré gravadas, bebê. Não tem jeito de se concentrar na coreografia e no canto”. Então vira um espécie de karaokê ao vivo. E não tinha banda no palco, só dançarinos e dançarinas.
ETARISMO
Tem sido esse o tema que a Madonna vem trabalhando no presente. E uma voz como a dela reverberando o assunto pode ser crucial para que a sociedade passe a considerar o assunto de uma forma mais respeitosa. Véi também é gente, né Madonna?
Leia também
12h03
BONAPPART LANÇA "VOCÊ VAI VOLTAR PRA MIM"
19h40
Proclamação da República: entenda a simbologia da data para o brasileiro
18h16
Prefeitura inaugura Centro de Economia Popular e Solidária
10h08
REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA
08h34
Diversão em Cena – A Festa do Pijama – Bela Vista de Minas – 11 de outubro de 2024