09/06/2016 07h25
Funda??o Vale promove oficinas em Casas do Aprender na regi?o
<p style="margin: 4.5pt 0cm; line-height: 14.5pt; text-align: justify; background-image: initial; background-attachment: initial; background-size: initial; background-origin: initial; background-clip: initial; background-position: initial; background-repeat: initial;">
<b><span style="font-size:10.5pt;font-family:
"Helvetica","sans-serif";color:#1D2129">Geral -</span></b><span style="font-size:10.5pt;font-family:"Helvetica","sans-serif";color:#1D2129"> A Fundação Vale vai promover a partir desse mês de junho oficinas de robótica, criação de games e desenvolvimento de aplicativos para crianças e adolescentes (8 a 17 anos) de São Gonçalo do Rio Abaixo, Rio Piracicaba e Barão de Cocais. Além de permitirem um contato inicial com teoria e prática de criação de games, apps e<span class="apple-converted-space"> </span><span class="textexposedshow">artefatos tecnológicos, as oficinas vão possibilitar reflexão sobre o papel da tecnologia no cotidiano desses jovens. As aulas vão acontecer nos espaços Cyber das Casas do Aprender e serão conduzidas por uma equipe da Associação Imagem Comunitária (AIC)</span><o:p></o:p></span></p>
<p style="margin: 0cm 0cm 4.5pt; line-height: 14.5pt; text-align: justify; background-image: initial; background-attachment: initial; background-size: initial; background-origin: initial; background-clip: initial; background-position: initial; background-repeat: initial;">
<span style="font-size:
10.5pt;font-family:"Helvetica","sans-serif";color:#1D2129">Ao todo, mais de 100 jovens serão beneficiados pela iniciativa. Serão 15 vagas em cada oficina. Cada munícipio terá sete oficinas (três de robótica, duas de criação de games e duas de criação de aplicativos) entre junho e novembro. Cada oficina tem carga horária de 9h, divididas em três encontros semanais de 3h. Ainda há vagas disponíveis. Os interessados devem procurar a Casa do Aprender. Em São Gonçalo do Rio Abaixo, o endereço é rua Domingos Gonçalves, 40, no Niterói.<o:p></o:p></span></p>
<p style="margin: 0cm 0cm 4.5pt; line-height: 14.5pt; text-align: justify; background-image: initial; background-attachment: initial; background-size: initial; background-origin: initial; background-clip: initial; background-position: initial; background-repeat: initial;">
<span style="font-size:
10.5pt;font-family:"Helvetica","sans-serif";color:#1D2129">A oficina de criação de aplicativos vai possibilitar aos participantes criarem programas simples para computadores e dispositivos móveis, com a utilização de softwares livres. De início, é promovida uma atividade lúdica de sensibilização, de modo que os participantes entendam o funcionamento do processo de criação. Em seguida, todos se envolvem numa atividade prática de concepção e projeto e do desenvolvimento de um aplicativo.<o:p></o:p></span></p>
<p style="margin: 4.5pt 0cm; line-height: 14.5pt; text-align: justify; background-image: initial; background-attachment: initial; background-size: initial; background-origin: initial; background-clip: initial; background-position: initial; background-repeat: initial;">
<span style="font-size:10.5pt;font-family:"Helvetica","sans-serif";color:#1D2129">Na oficina para criação de jogos eletrônicos, os participantes vivenciarão todo o processo de desenvolvimento do game a partir da utilização de um editor de games online de livre acesso. A concepção e o desenvolvimento da narrativa do jogo têm destaque na atividade, estimulando os jovens a exercitarem a criatividade, o raciocínio lógico e o pensamento crítico.<o:p></o:p></span></p>
<p style="margin: 4.5pt 0cm; line-height: 14.5pt; text-align: justify; background-image: initial; background-attachment: initial; background-size: initial; background-origin: initial; background-clip: initial; background-position: initial; background-repeat: initial;">
<span style="font-size:10.5pt;font-family:"Helvetica","sans-serif";color:#1D2129">Com a utilização de materiais diversificados, como engrenagens, placas, motores e sensores, os alunos da oficina de robótica divertida vão poder criar brinquedos e artefatos eletrônicos. Trata-se de uma oportunidade de desmistificação das tecnologias e de exercício de habilidades como a observação, raciocínio lógico, criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.<o:p></o:p></span></p>