Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

12/06/2025 09h48

Câmara aprova projeto que proíbe contratação de condenados pela Lei Maria da Penha

Câmara aprova projeto que proíbe contratação de condenados pela Lei Maria da Penha

Compartilhe

Na reunião ordinária realizada nessa quarta-feira, 11, a Câmara Municipal de João Monlevade aprovou, em primeiro turno, o Projeto de Lei nº 1.534/2025, de autoria do vereador Vanderlei Miranda (Podemos), que proíbe a nomeação e contratação, no âmbito do Poder Público Municipal, de pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006).

O projeto veda a ocupação de cargos comissionados, efetivos ou temporários por quem tiver sido condenado, com sentença transitada em julgado, por crime de violência doméstica e familiar contra a mulher. A restrição se mantém até que seja cumprido o prazo de reabilitação previsto no Código Penal.

Na justificativa do projeto, Vanderlei apresentou uma decisão favorável do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconhecem a constitucionalidade desse tipo de legislação em âmbito municipal.

Vanderlei Miranda destacou que a medida reforça o compromisso do município no enfrentamento à violência contra a mulher. “Essa não é uma luta apenas das mulheres, mas de toda a sociedade. O objeto é implementar uma política pública voltadas à proteção da mulher, através de mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher”.

O vereador Marquinho Dornelas (Republicanos) explicou que participou como suplente da avaliação do projeto na Comissão de Direitos Humanos e que inicialmente tinham intenção em apresentar uma emenda. No entanto, após análise da procuradoria Jurídica da Casa, foi constatado que o projeto já respeita a legislação penal vigente, ao prever que a vedação à contratação se aplica apenas enquanto houver a reabilitação criminal. Segundo Dornelas, a intenção era garantir que a medida não resultasse em uma punição eterna, impedindo a ressocialização da pessoa condenada.

A medida foi elogiada pelos demais vereadores, que reconheceram a relevância da pauta no combate à violência de gênero. O projeto recebeu apoio unânime dos parlamentares e segue agora para apreciação em segundo turno.

 


Flávio Lial
Assessoria de Comunicação e Relações Públicas

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus