27/11/2024 07h31
Ação celebra o Mês de Combate à AIDS
Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado em 1º de dezembro, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa IST/HIV/Aids, sediado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Padre Hildebrando, da Vila Tanque, promove a campanha do Dezembro Vermelho.
A campanha é dedicada à prevenção da infeção e combate ao vírus HIV/AIDS e reforça as ações de conscientização à população sobre o diagnóstico e tratamento da doença, com o objetivo de reduzir o preconceito e a discriminação às pessoas portadoras do vírus.
Segundo a coordenadora do Programa IST/HIV/AIDS e gerente da Unidade Básica de Saúde Padre Hildebrando, Isabela Almeida, o Dezembro Vermelho marca uma grande mobilização na luta contra o HIV/AIDS. "Nessa data, relembramos a importância da desmistificação dos preconceitos em relação à AIDS, que até o momento é uma doença que não possui cura, mas tem tratamento. As pessoas que vivem com HIV podem ter uma vida normal, usufruir todos os seus direitos, incluindo acesso a saúde, educação, constituir família, exercitar-se e trabalhar normalmente. Esta informação é importante a fim de conscientizar a população para conseguirmos acabar com estigmas associados às pessoas que vivem com HIV e com a discriminação", afirma Isabela.
A transmissão do HIV se dá por meio da troca de fluidos corporais como, por exemplo, sangue, sêmen, secreções vaginais e leite materno. A transmissão não acontece por meio de interações comuns do dia-a-dia, como abraçar, beijar, dividir objetos ou até mesmo alimentos. Ainda segundo Isabela, é importante chamar a atenção para as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento. "Todas as unidades de saúde de João Monlevade realizam testagem e aconselhamento para o HIV. O tratamento é altamente eficaz e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Procure uma unidade de saúde e faça o teste", frisa a gerente.
Programação
Várias ações farão parte do Dezembro Vermelho em João Monlevade, como panfletagens com distribuição de material de conscientização, orientações em unidades básicas de saúde e testagens.
A campanha terá início no sábado (30), com panfletagem em Carneirinhos de divulgação do dia D, das 8h às 12h. Já no dia 2 de dezembro (segunda-feira), haverá o Minuto Informativo e testagem em todas as unidades básicas de saúde do município, das 13h às 16h.
No dia 3 (terça-feira), será realizada testagem na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Campus Baú, das 17h às 21h. No dia 5 (quinta-feira), a testagem acontece em boate noturna da cidade das 13h30 às 16h. Já no dia 10 (terça-feira), a testagem acontece no Campus da UEMG no bairro Santa Bárbara, das 17h às 21h.
A Campanha se encerra no 12 de dezembro (quinta-feira), com testagem no Campus da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no bairro Vera Cruz, das 16h às 20h.
História
A campanha do Dezembro Vermelho tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre a AIDS. A data e 1º de dezembro foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e é celebrada anualmente no Brasil desde 1988.
Ainda de acordo com Isabela Almeida, a data é uma importante oportunidade para apoiar as pessoas envolvidas na luta contra o HIV e melhorar a compreensão sobre o vírus como um problema de saúde pública global. "A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV e todos sabem que não possui cura, portanto, é necessária uma proteção eficiente e ampla divulgação sobre o tema, que é universal", destaca Isabela.
Referência
O Serviço IST/HIV/Aids e doenças infecto contagiosas é referência microrregional na prevenção e tratamento do HIV/Aids e Hepatites Virais, B e C. Atendendo a microrregião do Médio Piracicaba, é composta pelos municípios de João Monlevade, Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, Nova Era e São Domingos do Prata. Sendo referência também para o município de Catas Altas.
O serviço é referência municipal para o tratamento de TBC, Hanseníase, Toxoplasmose e Leishmaniose e é constituído pelo CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), SAE (Serviço de Assistência Especializado) e UDM (Unidade Dispensadora de Medicamentos), atuando na prevenção das doenças infecto contagiosas através de treinamentos, palestras, campanhas e realização de testes rápidos para HIV, Hepatite B e C e sífilis.
Tem como sede física a Unidade Básica de Saúde Padre Hildebrando e conta com uma equipe multi-profissional própria, composta por coordenadora, enfermeira, técnico de enfermagem, farmacêutico, assistente social, psicóloga e pediatra custeados pelo município de João Monlevade. Também possui um médico clínico e assistente administrativo custeados pelo Cismepi (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba).