Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

27/03/2024 07h30

Parceria com o Ministério das Cidades para implantação do Plano Municipal de Redução de Riscos

Em Minas Gerais, apenas duas cidades recebem o projeto

Compartilhe

A Prefeitura de João Monlevade vai celebrar uma parceria com o Ministério das Cidades, do Governo Federal, para a implantação do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), trabalho efetuado em conjunto com a Defesa Civil Municipal.

O anúncio da parceria foi feito em uma reunião realizada pela Assessoria de Governo do Executivo, por meio do Comitê de Operações de Emergência - COE Geral JM, na manhã dessa segunda-feira (25) no auditório Leonardo Diniz, na sede do Executivo.

O trabalho é realizado em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e João Monlevade está entre os 20 municípios brasileiros que recebem o projeto. No Estado de Minas Gerais, apenas duas cidades serão contempladas: João Monlevade e Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. O projeto consiste em realizar estudos, análises e avaliações de risco para a implantação de iniciativas que previnam incidentes ocasionados em período chuvosos.  

Durante a reunião, também foi feita uma avaliação das atividades do COE JM no último semestre e apresentado o Plano Municipal de Redução de Riscos, em palestra ministrada pelo coordenador do projeto do Ministério das Cidades, o geólogo Eduardo Marques. Eduardo destacou em sua fala que um dos motivos de se instituir o projeto em João Monlevade foi a implantação do COE, o que já faz com que os trabalhos e etapas avancem.    

Para o prefeito, Dr. Laércio Ribeiro (PT), o encontro foi muito produtivo e o trabalho realizado será de extrema importância para o município. "Sem dúvida, trabalharmos a prevenção em relação aos problemas que podem ser causados pelas chuvas é de suma importância. Vamos priorizar essa parceria e esse projeto. Contem conosco para que tudo ocorra da melhor forma possível. Agradeço a presença e o empenho de todos para o desenvolvimento dessa iniciativa", afirmou o prefeito.

Já o assessor de Governo, Gentil Bicalho, salientou a importância de João Monlevade ser umas das poucas cidades do Brasil a contar com o projeto. Ele também citou a relevância das ações do COE nos últimos meses. "Primeiramente, gostaria de enaltecer a importância do trabalho do COE, que é bem realizado em virtude da união de nossas secretarias, dos nossos parceiros e pelas respostas rápidas que têm dadoSobre o projeto PMRR, posso dizer que mais uma vez saímos na frente. Prevenção é muito importante e ela deve ser feita com atitudes e ações", destacou.

Durante o encontro, também foram apresentados os equipamentos adquiridos recentemente pela Prefeitura para o trabalho da Defesa Civil Municipal.

 

Presenças

 

O evento contou com a participação do secretário municipal de Administração, Gilberto Barcelos, da controladora interna do município, Angélica Drumond, do diretor do Departamento de Águas e Esgotos (DAE), José Afonso Martins, do coordenador da Defesa Civil, Edemir Alves, da secretária municipal de Assistência Social, Marinete Morais, do secretário municipal de Fazenda, Adilson Arlindo, da coordenadora da Vigilância em Saúde (Visa), Viviane Ambrósio, do coordenador do COE JM e servidor da Assessoria de Governo, José Gomes Araújo, de representantes das secretarias municipais de Obras, Serviços Urbanos, Saúde e de Meio Ambiente, da Fundação Municipal Crê-Ser, da Procuradoria Jurídica, do Ministério das Cidades, da Secretaria Nacional das Periferias e da Universidade Federal de Viçosa (UFV), do Corpo de Bombeiros Militar, da Brigada Florestal Voluntária e de servidores municipais.  

 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Relações Públicas

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus