Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

22/02/2024 17h06

Policlínica estende horário para atender pacientes com dengue, chikungunya e zika

Policlínica estende horário para atender pacientes com dengue, chikungunya e zika

Compartilhe

A Prefeitura de João Monlevade vai estender o horário de funcionamento da Policlínica, a partir desta sexta-feira (23) para atender pacientes com casos suspeitos e confirmados de arboviroses – dengue, chikungunya e zika. A medida foi definida em reunião intersetorial com a presença do prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT), do vice Fabrício Lopes (Avante), de representantes de várias secretarias da administração municipal e do vereador líder do governo na Câmara, Belmar Diniz (PT).  A ação vem em resposta ao aumento preocupante de casos na cidade e busca proporcionar um atendimento mais acessível e eficiente à população afetada.

A Policlínica estará aberta de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, além de manter o atendimento nos finais de semana, das 8h às 16h. Durante a semana, das 7h às 17h, os pacientes com suspeita de arboviroses são orientados a procurar as unidades de saúde mais próximas de suas residências, evitando assim a sobrecarga do Hospital Margarida, que deve ser acionado apenas em casos graves.

Panorama

Durante a reunião, a Secretária de Saúde, Raquel Drumond, compartilhou um panorama detalhado dos atendimentos prestados na rede municipal a pacientes com sintomas de dengue, chikungunya e zika. No período compreendido entre 25 de janeiro e 21 de fevereiro, foram registrados 4.017 atendimentos. É importante ressaltar que 34% desse total corresponde aos atendimentos realizados durante os plantões da Policlínica nos finais de semana e durante o Carnaval. Desde o dia 27 de janeiro, a Policlínica tem mantido suas portas abertas aos sábados, domingos e feriados, garantindo um suporte essencial à comunidade diante do aumento expressivo de casos.

"Esses dados evidenciam a importância da atuação contínua das unidades de saúde, como a Policlínica, no enfrentamento das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O compromisso em oferecer um atendimento de qualidade e acessível à população é uma prioridade da Secretaria de Saúde diante do desafio crescente representado por essas enfermidades. É essencial que todos façam a sua parte para conter a propagação das doenças, mantendo-se vigilantes e seguindo as orientações das autoridades de saúde", reforçou Raquel.

Infectados

Do dia 1º de janeiro até 22 de fevereiro, em João Monlevade foram apontadas 1.671 notificações de dengue. Dentre esses casos, 1.434 foram confirmados como positivos, enquanto 179 foram descartados após avaliação médica. Outros 58 casos ainda aguardando resultados de exames. A chikungunya também figura nos registros epidemiológicos, com 222 notificações. Dos casos avaliados, 94 testaram positivo para a doença, enquanto cinco apresentaram resultados negativos. Outros 112 casos permanecem em espera pela confirmação ou descarte da infecção. Em relação ao zika vírus, não foram registradas notificações durante o período analisado.

Assessoria de Comunicação e Relações Públicas.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus