Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

03/01/2024 21h13

ELEIÇÕES 2024... E VAI ROLAR A FESTA...VAI ROLAR

A festa da democracia...

Compartilhe

As redes sociais ficam malucas. As pessoas saem às ruas, para reuniões festivas. Embora seja proibido, costuma rolar um churrasco, cerveja, cachaça e algo mais. E em toda rodinha o pau quebra, neguim defendendo fulado, atacando cicrano e segue o baile.

 

SHOWMÍCIOS PROIBIDOS

 

Não temos mais showmícios. Uma pena. Dava emprego pros artistas e alegria pro povo. Os comícios diminuíram o pão e circo, mas continua tendo muito movimento e muita gastança. Se não gasta com uma coisa, gasta com outras. Tentam moralizar, mas apenas mudam o dinheiro de lugar. Os artistas pra variar, dançam.

 

FAKENEWS NO INTERIOR TEM POUCO.

 

Nas eleições municipais rolam menos fakenews, mas vamos ver como será esse ano. Antigamente rolavam as cartas apócrifas na calada da noite. O povo se divertia com as tiradas bem humoradas, mas também rolavam muitas calúnias, daquelas que não dava tempo de retrucar.

 

INTELIGENCIA ARTIFICIAL

 

Nas cidades maiores, teme-se muito a participação da Inteligência artificial. Sabe-se que através da IA, dá pra falsificar falas das pessoas, colocar o sujeito falando o que não falou. Mas creio que nossa região não atingiu esse grau de sofisticação ainda. Mas vamos ver.

 

ALIANÇAS E CASAMENTOS IMPROVÁVEIS

 

Nas coligações, costuma rolar umas uniões malucas. Em Monlevade mesmo, temos uma união de esquerda com centro-direita que funciona até bem.

 

PLANEJAMENTO

 

Conheço líderes que começam a articular um ano e meio antes. E vão costurando com paciência, atraindo aliados até criar um grupo forte com grande capacidade financeira, e consequentemente, com grande capacidade de captar votos.

 

MARKETEIROS

 

Os marketeiros entram num segundo momento. Considero figuras primordiais. São pessoas instrumentalizadas pra ler uma pesquisa com visão clínica, pra depois orientar a campanha de forma a atenuar o que for negativo, supervalorizar o positivo e ainda enfraquecer os adversários taticamente. A região tem bons marketeiros. Mas tem um que é o melhor. Não vou citar nome pra não ficar fazendo propaganda. Creio que vocês sabem de quem eu falo.

 

AS BOLHAS

 

Alguns candidatos criam apenas um INSTAGRAM bonitinho e acham que é só isso e tá pronto. Vão ficar dialogando dentro de bolhas sempre com os mesmos amigos que curtem. Quem achar as redes sociais bastam, vão ter surpresas desagradáveis.

 

O JÁ GANHOU QUASE SEMPRE PERDE

 

Certa vez trabalhei em uma cidade em que o staff do candidato disse pra nossa equipe que não precisávamos nos preocupar, só fazer o básico mesmo, pois a eleição já estava ganha, pois o candidato era muito amado, ótimo gestor de seus negócios e todos diziam que iam votar nele. Quando abriram as urnas, ficou em terceiro lugar. Poucas vezes vi o já ganhou ganhar.

 

A DEMOCRACIA E SUAS ANOMALIAS

 

Não tenho dúvidas que a democracia é o melhor dos regimes. Mas tem suas aberrações. O eleito na maioria das vezes não é o mais capaz, mas o mais popular. As pessoas não votam por que um sujeito pode melhorar suas vidas, mas por achar a pessoa simpática, por que lhe prometeu um emprego, as vezes por afinidade com suas posições ideológicas. E com isso temos incompetência generalizada.

 

O QUE FAZER?

 

Votar melhor, pesquisar, saber tudo sobre o candidato, tentar saber sobre sua vida pregressa, sua formação, seus sonhos para a cidade, sua capacidade. E vai rolar a festa...vai rolar...e se precisarem de jingles, me chamem...

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus