Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

18/11/2022 07h43

Fernando Rolla, presidente da Amepi, faz um balanço de sua gestão

"A região está unida em busca de soluções conjuntas para todos os municípios"

Compartilhe

 

Está marcada para o dia 25 deste mês, a Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) e a eleição para a nova presidência da instituição, assim como do Consórcio Intermunicipal Multisetorial do Médio Piracicaba (Consmepi). Com o fim da gestão se aproximando, o presidente e prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla, faz um balanço de sua gestão. Confira:

 

Com dois anos à frente da Amepi e Consmepi, como o senhor vê a região hoje?

Aprendi com grandes líderes de nossa história, como o saudoso fundador da Amepi e ex-prefeito, João Braz, que o Médio Piracicaba deve olhar para o mesmo horizonte, buscando o melhor para o cidadão. Hoje, graças a Deus, mais do nunca, a região está unida, em busca de se soluções conjuntas e benefícios para todos os municípios. Graças ao trabalho e a participação de todos os nossos amigos prefeitos e prefeita, estamos conseguindo resultados importantes. A região está fortalecida, com a aproximação entre os municípios e as Associações Comerciais, por exemplo, que já trouxe grandes resultados. Entre esses, o recapeamento da BR-381 de Belo Horizonte até São Gonçalo do Rio Abaixo.

                                                                                                                                                                                        Que balanço o senhor faz da sua gestão?

Começamos nossa gestão em meio à pandemia, momento complicado para todos os prefeitos. E foi acertado com todos os prefeitos que tomaríamos decisões em conjunto, seguindo orientações do estado e assim foi feito. O diálogo e a união sempre estiveram em primeiro lugar com os demais amigos prefeitos. E assim tem sido porque esse é o espírito da Amepi.

Cimente os trabalhos realizados nesse período

É positivo o balanço. Realizamos muito, não tanto quanto gostaríamos, mas conseguimos avanços. O mais importante, sem dúvida, foi a conquista da equivalência do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) com o Ministério da Agricultura do Governo Federal. Com ele, os produtores dos municípios associados ao Consmepi e que tiverem o selo, podem vender seus produtos para todo o Brasil. A Amepi e o Consmepi abriram as portas do mercado nacional para produtores da região. Um ganho para todos nós.

De forma consorciada, via Consmepi, realizamos ações para a economia dos municípios, através de compras compartilhadas de móveis, insumos e produtos diversos. Tivemos mudança na empresa de iluminação pública, que já trouxe resultados para a população, ofertamos cursos e treinamentos para servidores, melhorando o atendimento ao cidadão através de uma gestão pública de qualidade.

Outra ação importante foi a criação de cinco Câmaras Técnicas temáticas para tratar, num fórum permanente de debates, questões chave para os municípios. Nos encontros, secretários e servidores das áreas trabalham em conjunto, programas para a municipalidade.

Ainda tivemos o retorno do esporte para a Amepi, promovendo a integração entre os municípios e os esportistas de várias modalidades, com a Amepi Olímpica.

Na área de meio ambiente, apresentamos aos prefeitos modelos modernos de gestão de resíduos sólidos, como os que transformam lixo em pó e que serão implantados em municípios da região. Integramos o programa Rio Vivo, em parceria com o Comitê da bacia Hidrográfica do rio Piracicaba (CBH) para preservar nascentes, aumentar a disponibilidade hídrica, promover o saneamento rural e reduzir sedimentos em estradas rurais.  Também implantamos um novo programa para licenciamento ambiental de forma consorciada.

Isso, sem falar no retorno de reuniões e assembleias, com os prefeitos discutindo, interagindo, pautando assuntos e buscando soluções coletivas para as demandas de cada cidade.

                                                                                                                                                                      Pela primeira vez, Amepi e Associações Comerciais da região estreitam o diálogo e a parceria. Como foi essa iniciativa?

Foi fundamental a união de esforços, o debate coletivo e a integração com as associações comerciais da região e a Amepi. Uma agenda muito positiva. Passamos a integrar um movimento sólido em busca do desenvolvimento regional, fomento para criação de empregos, ações para abertura de empresas, entre outras que passam por melhorias e a reinvindicação para a duplicação da BR-381. Com esse propósito, o governador de Minas, Romeu Zema, nos recebeu em gabinete e depois visitou a sede da Amepi, feito que não acontecia há décadas. Tivemos grandes avanços para o Médio Piracicaba em nossa gestão.

Falando em 381, o grupo esteve junto em Brasília. Valeu a pena?

Sim, como valeu... Estivemos juntos na Câmara do Deputados e no Senado, entregamos reivindicações para a região. Fizemos uma audiência com A ANTT e autoridades da região e campanhas para sensibilizar a importância da das obras de duplicação de BR-381 no trecho da nossa região. Conseguimos o recapeamento de BH até São Gonçalo. Queremos mais. No entanto, até a duplicação sair, conseguimos o anúncio de R$70 milhões para as obras de melhoria e sinalização. Vamos continuar cobrando e trabalhando junto com as associações para que mais conquistas possam vir.

O senhor é candidato à reeleição nas eleições que acontecem no próximo dia 25?

Para mim é uma honra estar à frente da associação que é tão importante para os municípios. Já falei aos prefeitos que gostaria de continuar se eles quiserem que eu continue. Se for da vontade da maioria, vamos trabalhar ainda mais em prol da Amepi. Agora, se eles preferirem outro nome, vou aceitar e apoiar o trabalho de quem for eleito. Jamais quero ver a Amepi com divisões. A entidade nasceu para ser unida em defesa da qualidade de vida das pessoas que estão nos municípios. É nisso que acredito.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus