Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

05/08/2022 09h15

DUPLICAÇÃO DA 381

Precisamos levantar essa bandeira !

Compartilhe
z
A ANTT fez mais uma audiência pública pra esclarecer detalhes sobre a nova licitação que será lançada, para a duplicação da BR 381. Achei que foi importante desmembrar, pois a BR 381 precisa mesmo ser prioridade, por todos os problemas que são do conhecimento de todos.  Assisti parte da exposição. Assim que possível quero ler todo o material. Na parte que assisti foram apresentados argumentos importantes, a condução foi convincente.Mas quem já participou de diversas audiências sabe que todas foram muito persuasivas e bem feitas. Quem assiste tem a impressão de que agora vai. Fui a uma audiência em que fizeram uma simulação das diversas partes concluídas,  uma computação gráfica muito bacana. Todos aplaudiram e pensaram...agora vai...e não foi. O que tem de acontecer é acontecer. São décadas de mimimi. Mas a gente não deve desistir.Deixa eu numerar algumas coisas que penso.

1- Não seria racional aguardar a definição da próxima eleição? Se já esperamos até agora, creio que vale à pena esperar mais um pouco para não errarmos mais. Se tivéssemos certeza de  continuidade do governo, tudo bem. Mas se tivermos mudança, pode ser que as pessoas e as mentalidade mudem.

2- Sinto falta de mais debate com a sociedade. Não deveria ser com tão pouco tempo. Mas já que existe essa abertura, sugiro a todos que entrem no site e colaborem, deem sugestões e opiniões. Se queremos democracia precisamos aprender a participar e colaborar.

3 - Penso que a modalidade precisa ser melhor estudada. Há quem pense que a iniciativa privada é mais ágil e instrumentalizada para obras como essa. Mas por enquanto os governos não tiveram competência para criar atratividades para as grandes empreiteiras. Não podemos errar mais. Já são anos de disse-me-disse. Precisamos resolver. Parar de adiar. Já são décadas de adiamentos e desculpas pra não fazer.

4 - Eu já escrevi que o governo deveria assumir a obra, resolver principalmente as indenizações na entrada de BH, resolver o básico pra depois licitar em condições melhores. Se vc tivesse uma empreiteira, iria querer assumir um passivo desses?

5 - Tarifar antes de duplicar é sacanagem. Prorrogar a obra até 2040 é imoral. Muitos nem estarão vivos pra ver. Na audiência foi dito que só haverá pedágio a partir do momento que a situação estiver dinamizada. Como será isso. Pagar pra continuar sofrendo com os acidentes, com as curvas, congestionamentos por tempo indefinido? E os preços? Os valores que vem sendo divulgados vão inviabilizar as viagens. Imagine: quem passar por 4 pedágios vai pagar quase 60 reais.  E precisam ser estudados pra favorecer quem depende da BR para trabalhar, caminhoneiros, empresas, etc.

6 - Não devemos ter má vontade, mas sim aproveitar o momento político. Considero salutar o esforço que vem sendo feito pela AMEPI, pela ACITA, pela imprensa pra sensibilizar a opinião pública e chamar as pessoas para o debate, mobilizar o pessoal. Os políticos que pretendem ser votados na região que também levantem essa bandeira. Quem não se comprometer com a causa, não merece nossos votos. Precisamos inclusive fazer uma lista e pegarmos a assinatura de todos. Vamos tentar juntar todo mundo.  Vc topa?

7 - Quem quiser colaborar com sugestões e críticas no site da ANTT, tá aberto até o dia 08. Eu vou encaminhar minhas sugestões.

O link do DNIT está ai...

https://portal.antt.gov.br/participantt-novo

Marcos Martino

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus