Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

24/06/2022 14h05

Comissão de Saúde realiza mais uma reunião para tratar sobre a saúde geral no município

Comissão de Saúde realiza mais uma reunião para tratar sobre a saúde geral no município

Compartilhe

O tema saúde voltou a ser pauta de reunião, nesta sexta-feira, 24, na Câmara Municipal de João Monlevade. O encontro foi solicitado pelo presidente da Comissão de Saúde, vereador Revetrie Teixeira (MDB), para dar continuidade aos assuntos levantados durante a reunião do dia 9 de junho.

Estiveram presentes os vereadores Doró da Saúde (PSD), Pastor Lieberth (DEM), Thiago Titó (PDT) e Belmar Diniz (PT), além da Secretária de Saúde, Raquel Drummond, a administradora do Hospital Margarida, Jussara Célia Ferreira, o assessor jurídico do HM, Felipe Ivens, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luíz Fernando Amaral, além de servidores da Secretaria de Saúde, coordenadora da Atenção Primária, Mirielle Santos, coordenadora da saúde Mental, Eliana Bicalho e a representante da Associação de Pais e Amigos do Autista (ASPAA), Marylane Domingues.

Revetrie Teixeira questionou a respeito da sugestão dada na última reunião sobre a vacinação nas escolas, além das ações referentes ao crescente número de casos de Covid na cidade e a triagem nas unidades de saúde, que segundo ele, ocorrem somente até às 9h.

A secretária de Saúde, Raquel, informou que a Secretaria acatou a sugestão em relação à vacinação. Segundo ela, foram feitas buscas ativas nas creches e escolas particulares que possuem crianças de até 5 anos de idade e algumas delas estão sendo vacinadas nas escolas com autorização dos pais. Nas outras unidades de ensino, Raquel relatou que a Secretaria tem feito mobilização para que os estudantes procurem uma unidade de vacinação.

Em relação aos casos de COVID, Raquel informou que a maioria dos pacientes apresentam sintomas leves. Segundo ela, são testadas por dia quase 100 pessoas e cerca de 20% são positivos. Raquel destacou que nestes casos as pessoas cumprem o isolamento sem necessidade de internação.

A respeito dos casos de síndromes gripais, Raquel reforçou a importância do cidadão que apresentar sintomas leves, que procure a Unidade Básica de Saúde de referência. "Ontem por exemplo, a unidade do Bairro Novo Cruzeiro estava vazia e apta para fazer os atendimentos", relatou.

Ainda durante a reunião, Raquel anunciou que a Secretaria, juntamente com o Hospital Margarida realizaram um plano de trabalho, que deverá ser repassado para o Conselho de Saúde para ciência. O Plano consiste na contratação de mais um plantonista generalista para atendimento de casos de urgência e emergência a pacientes com sintomas gripais no Hospital. O profissional deve começar a atender em 1º de julho. Com isto, a unidade contará com 4 plantonista que atenderão no horário de pico, de 9h às 21h.

Sobre a triagem dos pacientes, a coordenadora da Atenção Primária, Mirelle informou que a definição do horário é para que haja organização no setor, mas ela garantiu que os pacientes que chegam após este período de triagem são atendidos.

Questionada pelo vereador Doró, a respeito dos atendimentos dos alunos da Apae pelo Sésamo, a coordenadora da saúde Mental Eliana Bicalho explicou que os atendimentos são realizados desde que o paciente apresente transtorno mental que exija o atendimento especializado na unidade. Ela ainda relatou que o Sésamo Infanto-Juvenil é gerido com recurso municipal, uma vez que desde 20 de junho, a coordenação de Saúde mental foi excluída do Plano Nacional, ficando a cargo da atenção primária municipal.

Thiago Titó questionou a falta de um pediatra no HM para atendimentos às crianças, que segundo ele, é feito por um médico generalista, bem como a falta de médico proctologista para atendimento. Raquel enfatizou que o médico generalista é capacitado para estes atendimentos de adulto e criança. Em relação ao médico proctologista, Raquel informou que foi firmado um convênio com a Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba – ICISMEP, e que esta medida vai contribuir para diminuir a demanda reprimida em várias especialidades médicas, inclusive proctologista. Raquel explicou que o contrato já foi assinado e publicado, e agora os profissionais passam por treinamento do sistema.



Flávio Lial
Assessor de Comunicação e Relações Públicas

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus