Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

06/06/2022 20h14

Caminhada e ciclismo ecológico finalizam programação da Semana do Meio Ambiente

A programação da Semana do Meio Ambiente promovida pela Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, movimentou a cidade no final de semana.

Compartilhe

Na sexta-feira (3), escolas e entidades realizaram exposição de trabalhos sustentáveis na Praça Sete de Setembro. A Escola Municipal Cicinha Moura demonstrou a reutilização do óleo de cozinha na fabricação de sabão. "O projeto nasceu da curiosidade das crianças que iniciaram a fabricação com a orientação das professoras", informou a diretora Débora Martins.  Os alunos da Escola Municipal Governador Israel Pinheiro (Emip) expuseram trabalhos como o de compostagem, que foi premiado pela ArcelorMittal no ano passado.  A Escola Estadual Luiz Prisco de Braga e as escolas municipais Cônego Higino, Monteiro Lobato e Germin Loureiro também estiveram presentes.

Na ocasião, foram entregues certificados do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, aos alunos da Emip e da Germim Loureiro. As estudantes da Emip, Maria Fernanda Silva, 13, e Ana Laura Silva, 12, comentaram sobre a importância da preservação do meio ambiente e a participação nesse programa.  "Estivemos na Estação de Tratamento de Água (ETA) e aprendemos como se faz para a água chegar em nossa casa limpa e sem resíduos", disse Ana Laura. Para a colega Maria Fernanda, a experiência foi válida. "Nossa experiência foi incrível. Aprendemos que a água está em todo lugar e por isso é tão importante preservamos", falou.

O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis prioriza o desenvolvimento de temáticas de consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária em bem-estar animal.

O Departamento de Águas e Esgotos (DAE), a Polícia Militar de Meio Ambiente, o Lions Clube e a Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Matérias Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom) também participaram com stands sobre economia de água, reciclagem de papel e descarte consciente dos blisters (embalagem primária que protege os medicamentos).

Caminhada e ciclismo ecológico

No sábado (4), a programação contou com caminhada ecológica pelo Parque do Areão. No local também foram plantadas mudas de Pau-Brasil e Sete Copas. Já no Dia Mundial do Meio Ambiente, domingo (5), cerca de 200 ciclistas se reuniram para um passeio que partiu do Parque do Areão, passando pelo Centro de Educação Ambiental (Ceam) da ArcelorMittal, chegando ao Floresta Clube. No local, também foi plantada um muda de Pau-Brasil.

A Semana do Meio Ambiente teve patrocínio da Bemisa, Solum Demolidora, Dibisa, Real Esporte Clube, Frutap, Supermercado Piracuera, Comercial Monlevade, Master Plan, Senar, Gelomon e Loteamento Alphaville e contou com o apoio da Associação Bike é Vida de Ciclismo (Abivic).

Assessoria de Comunicação e Relações Públicas

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus