Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

06/06/2022 19h38

Campanha de vacinação contra a gripe e sarampo são prorrogadas

Pouco mais da metade do público-alvo prioritário procurou o posto de saúde para imunização

Compartilhe

Devido à baixa procura pela vacina contra a Gripe (Influenza) e Sarampo para os grupos prioritários, a Campanha Nacional de Vacinação foi prorrogada até o dia 24 de junho.  A intenção é aumentar a cobertura vacinal para as duas doenças.

Em João Monlevade, conforme informações da Vigilância em Saúde (Visa), pouco mais da metade do público-alvo procurou os postos de saúde em busca da vacina contra a gripe. A estimativa é imunizar 23.119 pessoas entre idosos, trabalhadores de saúde, crianças, professores, gestantes e puérperas e, até o momento, 12.206 foram vacinadas.

É importante lembrar que a vacinação contra a gripe é essencial para proteção da população, principalmente nesta época do ano, devido ao clima frio, quando há maior incidência de sintomas gripais e de doenças relacionadas ao trato respiratório. A vacina age como uma proteção no organismo evitando que, por exemplo, um resfriado evolua para casos mais graves.

Sarampo

A vacina contra o sarampo está disponível para crianças de 6 meses a 5 anos incompletos e profissionais da saúde.  O sarampo é uma doença viral aguda altamente transmissível.

Vacina nos postos

Em João Monlevade a vacina contra a gripe e contra o sarampo são oferecidas na Policlínica (antigo PA), Centro de Saúde Monlevade Centro, no bairro Centro Industrial; Centro de Saúde Padre Hildebrando, no bairro Vila Tanque; Centro Social Urbano (CSU), no bairro Loanda e nos centros de Saúde dos bairros Laranjeiras, Santo Hipólito, Nova Esperança, Novo Cruzeiro, Industrial e Cidade Nova. Em todos esses locais a imunização ocorre de segunda a sexta, de 7h30 as 10h30 e de 13h as 16h30, exceto no Nova Esperança onde a aplicação será somente à tarde.

Grupos prioritários

Os grupos prioritários para a vacinação são os idosos acima de 60 anos de idade; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente; integrantes das forças de segurança, de salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.

 

 

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus