Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

02/06/2022 16h56

Santa Bárbara abre um novo ciclo na educação

Após dois anos de aulas remotas, Prefeitura de Santa Bárbara abre um novo ciclo na educação e realiza a avaliação diagnóstica ?Caminhos da Aprendizagem?.

Compartilhe

A Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última quarta-feira (25) a primeira etapa da avaliação “Caminhos da Aprendizagem”.  O teste foi aplicado a todos alunos de 3°, 4° e 8° anos do Ensino Fundamental de todas as unidades de ensino municipais.

 Essa ação faz parte do “Transforma Educação”, um programa que visa a promover uma evolução na educação do Município.

A avaliação, de 21 questões, teve como objetivo, identificar o nível de aprendizagem dos alunos, funcionando como uma ferramenta de diagnóstico para os educadores.

“Esse teste é pra gente fazer um apanhado geral, porque a gente precisa entender como as crianças aprendem e quais conteúdos será necessário retomar para garantir a qualidade do ensino e aprendizagem”, diz Sheila Oliveira, pedagoga e professora da rede.

            Avaliação

Esse é um instrumento de diagnóstico criado pela Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Aquila, com o objetivo principal de aferir o nível de desenvolvimento dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.  Na primeira fase, participaram do teste 1.025 alunos.

            O programa prevê a realização da avaliação em três etapas: a segunda está prevista para o dia 31 de agosto e a última será realizada em novembro deste ano, com a aplicação do Promade, o Programa Municipal de Avaliação para o Desenvolvimento Escolar de Santa Bárbara/MG, instituído pela Lei Municipal n.º 1685/2013.

Essa proposta vai ao encontro do Plano de Governo - Gestão  2021 a 2024 - no sentido de garantir ensino de qualidade na Educação infantil e nível fundamental, sendo também uma ação pertencente ao Plano Municipal de Educação, estratégia 7.6, que versa sobre: “Qualificar o sistema de avaliação institucional e de aprendizagem da Rede Pública Municipal de Educação, aperfeiçoando os mecanismos para o acompanhamento pedagógico dos alunos, visando torná-lo um instrumento efetivo de planejamento, intervenção, acompanhamento e gestão da política educacional”.

            A avaliação “Caminhos da Aprendizagem” está alinhada ao pilar Educação da Gestão 5.0 e ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, ODS, número 4, Educação de Qualidade e ao Planejamento Estratégico Santa Bárbara 2030.

 

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus