Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

01/06/2022 16h42

Dr. Laércio e Fabrício inauguram Serviço de Saúde Mental Infantojuvenil

Atendimento é um marco para o serviço de Saúde do município

Compartilhe

O prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) e o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), inauguraram nessa terça-feira (31) o Serviço de Saúde Mental Infantojuvenil (Sesamo IJ). Com a abertura do espaço, o município vai oferecer atendimento multiprofissional para crianças e adolescentes em transtorno mental.

O serviço será inteiramente bancado com recursos do próprio município e terá uma equipe composta por um psiquiatra, um pediatra especialista em saúde mental infantil e quatro psicólogos.

O atendimento aos usuários vai envolver um trabalho multissetorial em parceria com a Fundação Casa de Cultura, Fundação Crê-Ser, secretarias municipais de Educação, de Esporte e Lazer e de Assistência Social, com integração do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

 Cerimônia

A inauguração teve início as 16h30 e contou com a participação de vereadores, autoridades e secretários de governo. Durante a solenidade o prefeito Dr. Laércio Ribeiro explicou que o objetivo vai muito além de um atendimento em saúde mental. "Queremos resgatar a cidadania dessas crianças, mas também a de seus familiares, que sofrem ao ver o sofrimento de seus filhos", declarou.

Fabrício Lopes endossou as palavras do prefeito informando que o Sesamo IJ não é gasto. "Todas as vezes que o Laércio defendeu o projeto ele dizia, que isso era um investimento. Estamos investindo em nossas crianças e no futuro da nossa cidade", destacou.

Também presente, o promotor de Justiça, Igor Citeli Fajardo Castro, salientou que o serviço é um marco para João Monlevade. Já a secretária de Saúde, Raquel de Souza Paiva, comemorou um sonho realizado. "Um sonho que acalentamos desde o primeiro ano de governo diante da evidente necessidade de acolhimento desse público", disse.

Idealizadora do serviço, a primeira-dama e presidente do Conselho Curador da Fundação Crê-Ser, psiquiatra Rosângela Ribeiro, parabenizou o prefeito e o vice pelo empenho. "Infelizmente nós não recebemos verbas do Governo Federal e Estadual para esta iniciativa e, mesmo diante dessa dificuldade, o Laércio e o Fabrício decidiram continuar com a proposta", esclareceu.

Já a coordenadora da Divisão de Saúde Mental do município, Eliana Bicalho Ferreira de Almeida, agradeceu o prefeito e o vice pelo compromisso de manter uma política de tratamento em liberdade dos pacientes em transtorno mental.

Após o descerramento da placa de inauguração, o vereador e pastor Lieberth de Oliveira e o vigário episcopal da Diocese de Itabira Coronel/Fabriciano, padre Marco José de Almeida abençoaram o local.

 Compromisso

A implantação do Sesamo IJ é um compromisso do governo de Dr. Laércio e Fabrício devido à crescente demanda desse tipo de atendimento após a pandemia. Além disso, casos graves de crianças e adolescentes em transtorno mental de João Monlevade eram atendidos pelo Centro Psiquiátrico da Infância e Adolescente (Cepai) em Belo Horizonte. Com a municipalização do serviço João Monlevade ficou sem referência.

O Sesamo IJ vai funcionar temporariamente em um imóvel alugado e adaptado para o atendimento localizado na rua Nozinho Caldeira, nº 340, no bairro Novo Horizonte. Porém, a Prefeitura já trabalha para que ele tenha sede própria.

 Presenças

Também estiveram presentes: a referência técnica em Saúde Mental da Gerência Regional de Saúde de Itabira (GRS), Rosana Linhares; o presidente da Câmara Municipal de João Monlevade, Gustavo Maciel (Podemos); os vereadores Belmar Diniz (PT), Gustavo Prandini (PTB) e Doró da Saúde (PSD); o procurador Geral do Município, Hugo Lázaro Martins; o secretário de Administração, Gilberto Vicente Barcelos; a assessora de Comunicação, Elisângela Bicalho; o chefe de Gabinete, Geraldo Giovani; a presidente da Fundação Crê-Ser, Helenita Melo Lopes; o secretário de Obras, Marco Antônio Simas; a secretária de Assistência Social, Marinete da Silva Morais; e a esposa do vice-prefeito, Simone Rolla.

Assessoria de Comunicação e Relações Públicas

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus