Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

26/05/2022 17h15

Prefeitura adquire área para criação de Fazenda Agroecológica em São Gonçalo do Rio Abaixo

Prefeitura adquire área para criação de Fazenda Agroecológica em São Gonçalo do Rio Abaixo

Compartilhe

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo adquiriu a área para criação de uma Fazenda Agroecológica. O terreno está localizado em frente à rua Henriqueta Rubim, próximo ao almoxarifado da Secretaria de Educação e possui sete hectares.

A Agrofloresta é também conhecida como Agricultura de Base Ecológica ou Agricultura Sintrópica, que propõe a aplicação de princípios ecológicos à produção agropecuária, a partir da incorporação de técnicas alternativas ao modelo convencional e à diversificação de sistemas de produção, permitindo a redução ou subtração do uso de defensivos agrícolas. Além disso, uma das principais forças desse tipo de agricultura é a valorização da participação dos produtores rurais locais, que permite a união entre os saberes populares e os científicos, sendo fundamental para o alcance de uma agricultura sustentável.

Para o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, a implementação dessa área será um modelo para o desenvolvimento de atividades agropecuárias sustentáveis, considerando conceitos de agroecologia e agricultura orgânica. Questões que norteiam sua gestão de desenvolvimento sustentável.  

O projeto será coordenado e gerido pelo doutor e professor, Bráulio Magalhães (Igtech), em parceria com o Laboratório de Geotecnologias da UFMG (GeotecLab). Segundo ele, a atividade produtiva sustentável de commodities agrícolas e hortifrutis produzidos de maneira orgânica tem alto valor agregado e demanda crescente no mercado nacional e internacional. A iniciativa justifica-se pela possibilidade de ser mais um elemento de diversificação econômica para o município.

Nívia Leles/Acom/PSGRA

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus