Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

12/04/2022 15h39

Audiência Pública discute projeto de Lei sobre gratificação para os fiscais de renda

Audiência Pública discute projeto de Lei sobre gratificação para os fiscais de renda

Compartilhe

Na noite dessa segunda-feira, 11, a Câmara Municipal de João Monlevade promoveu uma Audiência Pública para discutir sobre o Projeto de Lei nº 1.221/2021 de iniciativa do Executivo. A matéria cria a Gratificação por desempenho e Produtividade aos Fiscais de Renda em atividade no município. A Audiência atende ao Requerimento n° 49/2021, de iniciativa do vereador Revetrie Teixeira (MDB).

O projeto, que está em tramitação na Casa, prevê a gratificação por desempenho e produtividade fiscal, a ser concedida ao servidor efetivo de Fiscal de renda da Secretaria Municipal de Fazenda, como forma de estímulo ao desempenho das atividades de fiscalização que visem o regular cumprimento das obrigações tributárias. Os valores da gratificação serão de 30% a 80% nos vencimentos dos servidores, obedecendo os critérios técnicos estabelecidos em decreto.

O vereador Revetrie Teixeira destacou a importância em promover a reunião para esclarecer sobre a matéria bem como propor a discussão sobre o plano de cargos e salários dos servidores. Ele ainda enfatizou a importância do trabalho dos Fiscais. "O cidadão precisa entender que os fiscais não atuam para multar, nem pegar dinheiro de ninguém. Eles atuam para orientar e fazer com que se cumpra a lei".

O procurador municipal, Alcemar da Costa e Silva, explicou que o projeto visa regularizar a concessão da gratificação aos fiscais por produtividade, que anteriormente era feito por meio de decretos ou portarias. Segundo ele, a proposta confere mais transparência na concessão da gratificação.

O servidor do Executivo, João Enoque que atua como fiscal de rendas, explicou que a gratificação por produtividade se justifica pela garantia constitucional, por se tratar de uma atividade de natureza complexa, bem como benefício para a população e servidores. Ele explicou que os fiscais tributários atuam mediante a apuração das receitas dos contribuintes para fins de cálculo dos tributos do município e sua homologação. Além disso, segundo João, os fiscais também possuem como atividade a orientação dos contribuintes, emissão de pareceres sobre recursos de processos tributários, pareceres sobre consulta tributária, bem com rotinas administrativas. Ele ainda justificou a importância da gratificação, tendo em vista que o trabalho realizado pelos fiscais impacta positivamente na arrecadação do município e consequentemente na população e servidores.

Também participaram da Audiência o presidente da Casa, Gustavo Maciel, os vereadores Belmar Diniz (PT), Bruno Cabeção (Avante), Gustavo Prandini (PTB), Marquinho Dornelas (PDT), o assessor de Governo, Gentil Bicalho e o Secretario de Fazenda, Adilson Arlindo Carlos.



Flávio Lial
Assessor de Comunicação e Relações Públicas

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus