Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

02/03/2022 17h44

João Monlevade recebe embaixador e comitiva de Luxemburgo

Visita faz parte de série de eventos do Festival Brasil-Luxemburgo

Compartilhe

O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), e o vice-prefeito, Fabrício Lopes (Avante), receberam no domingo (27) uma comitiva de luxemburgueses liderada pelo embaixador de Luxemburgo no Brasil, Carlo Krieger, junto com a cineasta e historiadora luxemburguesa, Dominique Santana, e o Cônsul Honorário de Luxemburgo em Minas Gerais, Paulo Henrique Pinheiro de Vasconcelos.

A visita faz parte de uma série de eventos do Festival Brasil-Luxemburgo realizado pelo Consulado Honorário de Luxemburgo em Minas Gerais, com apoio da Embaixada Luxemburguesa e da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).

O festival teve início no sábado (26) em Belo Horizonte, com a exibição do documentário interativo "A Colônia Luxemburguesa", no cine Belas Artes. Dirigido por Dominique Santana, a obra retrata a trajetória dos imigrantes que chegaram em João Monlevade no início do Século XX, para o desenvolvimento da usina da antiga Belgo-Mineira, atual unidade da ArcelorMittal no município.

Antes de receberem a comitiva, Dr. Laércio Ribeiro e Fabrício Lopes, a presidente da Casa de Cultura, Nadja Lirio, o chefe de Gabinete Geraldo Giovani, o assessor de Governo Gentil Bicalho, e o presidente da Câmara Municipal, Gustavo Maciel (Podemos) prestigiaram a apresentação do documentário na capital e, logo depois, a abertura oficial do festival, em solenidade que ocorreu no Palácio da Liberdade.

A cerimônia foi aberta pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira. Após pronunciamento do secretário, do embaixador Carlo Krieger e da Diretora de Estratégia da ArcelorMittal, Paula Harraca, os convidados participaram da inauguração do quiosque [L]Aço - uma estrutura que permitirá às pessoas assistirem de forma interativa o documentário sobre a colônia.

Uma estrutura semelhante foi montada em Esch-Sur-Alzette, segunda maior cidade de Luxemburgo e Capital Europeia da Cultura em 2022.

Através de uma transmissão em tempo real, Dr. Laércio Ribeiro conversou com cidadãos luxemburgueses, que estavam no quiosque do país europeu. "Para nós monlevandenses é uma oportunidade de fortalecer a relação com o povo que tanto contribui para o nosso município", resumiu.

Um vídeo do prefeito de Esch-Sur-Alzette, George Mischo, foi exibido no Palácio da Liberdade. O prefeito luxemburguês explicou que Esch e Monlevade são cidades coirmãs, unidas pelo trabalho de homens e mulheres que migraram para Minas Gerais. A cerimônia na capital foi encerrada pelo Cônsul Paulo Henrique Pinheiro de Vasconcelos.

O quiosque virá para João Monlevade, com inauguração programada para o dia 9 de março, na Praça do Povo.

Recepção em João Monlevade

A recepção em João Monlevade começou na manhã do domingo. Além do prefeito, vice-prefeito e secretários que estiveram na capital, também estavam presentes a diretora executiva da Fundação Crê-Ser, Helenita Pinto de Melo Lopes, e o vereador Belmar Diniz (PT). Durante a visita, os integrantes da comitiva tiveram a oportunidade de conhecer diversos locais que possuem estreita relação com o trabalho dos luxemburgueses que habitavam em João Monlevade.

A comitiva esteve no Floresta Clube Dr. Henri Meyers para o café da manhã e, em seguida, conheceram a Igreja São José Operário e o Cassino. Na Fazenda Solar foram recepcionados pelo Gerente de Pessoas da unidade da ArcelorMittal em João Monlevade, Vander Ferraz Neves, e pelo Gerente Técnico da usina, Joaquim Costa.

Após serem homenageados pela empresa, a comitiva seguiu para o estádio Louis Ensch, passou pela escola municipal Eugênia Scharlé e pelo Hospital Margarida. Mais tarde foram ao Cemitério Histórico onde está enterrado Louis Ensch, que geriu a antiga Companhia Siderúrgica Belgo Mineira. A visita foi encerrada no Social Clube onde foi servido um almoço.

No local, Dr. Laércio Ribeiro, Fabrício Lopes, Gustavo Maciel e Belmar Diniz (PT) entregaram uma placa ao embaixador, homenageando o povo de Luxemburgo por sua contribuição à cidade. "Não sou Prefeito. Estou Prefeito por quatro anos, e me candidatei para que pudéssemos proporcionar momentos e parcerias como essa que estamos realizando hoje", comentou Laércio Ribeiro.

O embaixador presenteou o prefeito com uma gravata e um livro e agradeceu aos monlevadenses pela hospitalidade. "Estamos agradecidos por nos receberem de forma tão calorosa mesmo se tratando de um domingo de Carnaval", destacou.

Responsável pelo documentário, Dominique Santana salientou que durante o trabalho ela teve um reencontro com suas origens. "João Monlevade se assemelha muito à cidade onde eu cresci, com a diferença de ter um céu e um clima tropical muito bonito. Poder terminar essa visita no Social Clube, onde os trabalhadores daquela época confraternizavam realmente é uma experiência marcante", finalizou.

Documentário

Fruto de quatro anos de pesquisa, "A Colônia Luxemburguesa" aborda alguns dos fatos já difundidos na história dos imigrantes em João Monlevade, e também aspectos pouco conhecidos.

A obra tem 5 horas, mas seu formato interativo permite que as pessoas naveguem pelo conteúdo de diversas maneiras sem precisar seguir um roteiro linear. O material é composto de filmes, entrevistas, fotos, cartas, documentos e mapas. Justamente por isso o projeto engloba a concepção do quiosque [L]Aço para sua divulgação.

Devido à vastidão do conteúdo, a estrutura formada por dois contêineres funcionará como um centro de memória em que as pessoas poderão adentrar para acessar e consultar o resultado da pesquisa. O nome é uma referência aos laços entre mineiros e luxemburgueses e o principal produto que sai da usina de João Monlevade.

Quem quiser conferir a obra, antes do [L]Aço ser instalado na cidade, poderá acessar o documentário pela plataforma digital www.colonia.lu a partir do dia 4 de março. A produção é assinada pela Samsa Film - maior produtora cinematográfica de Luxemburgo, com mais de 50 prêmios internacionais, dentre eles três indicações ao Oscar em 2021, Cannes e sucessos emplacados na Netflix.

 
 
Assessoria de Comunicação e Relações Públicas

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus