Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

31/08/2021 20h21

Prefeitura de João Monlevade realizou mais de 10 mil testes de Covid este ano

Prefeitura de João Monlevade realizou mais de 10 mil testes de Covid este ano

Compartilhe

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Saúde, realizou este ano mais de 10 mil testes de Covid-19. Em sete meses (janeiro a julho) foram 8.659 exames, mais do que os 6.578 testes realizados em nove meses de 2020 (abril a dezembro). Este mês, até ontem (30), foram mais 1.520.

Ao todo, foram investidos R$ 643 mil, provenientes de recursos federais para o combate à pandemia no novo coronavírus. Os testes são realizados diariamente no Centro de Referência em Covid-19, que funciona no prédio da Secretaria Municipal de Saúde no bairro Belmonte.

Entretanto, para fazer os exames, o município segue protocolo do Governo Estadual, que determina a testagem de pessoas com suspeita de coronavírus, com pelo menos dois sintomas gripais.

Além disso, o paciente só poderá fazer o teste, 48h após o surgimento dos sintomas porque o exame pode dar negativo na fase inicial da doença. Por este motivo a Prefeitura não faz mais os testes de livre demanda, sem triagem, como acontecia no drive-thru.

Pessoas que se vacinaram também devem aguardar pelo menos dois dias após a vacinação, para que as reações aos imunizantes não se confundam com os sintomas da Covid-19. Se depois de vacinado os sintomas persistirem, o paciente deve procurar o atendimento.

Ao procurar o Centro de Referência em Covid-19, é necessário levar RG (Carteira de Identidade), CPF, Cartão do Sus e comprovante de endereço. O local funciona de 7h as 18h de segunda a sexta-feira e de 7h as 17h aos sábados, domingos e feriados. Os pacientes são atendidos conforme a gravidade dos sintomas e o grupo prioritário ao qual pertencem, ou seja, pessoas com falta de ar, saturação baixa, idosos e gestantes têm preferência.

Atualmente, João Monlevade tem utilizado em maior escala os testes PCR Antígeno (imunofluorescência), que têm resultados mais precisos e podem ser coletados com dois dias após os sintomas. Em uma quantidade menor também são realizados os testes sorológicos e RT-PCR.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus