Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

30/08/2021 15h11

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes com Crianças

A Fundação ArcelorMittal preparou uma série de 4 vídeos animados do projeto Vida + Segura para trabalhar a temática com as crianças,

Compartilhe

Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes Domésticos: alerta para perigos em casa

Fundação ArcelorMittal  tem iniciativa para conscientizar as crianças sobre os riscos de acidentes e de prevenção à COVID-19, no retorno às aulas

30 de agosto é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças e Adolescentes. A data é um alerta para pais, cuidadores, responsáveis e professores sobre os riscos existentes dentro de casa. Durante a pandemia da Covid-19 os números de acidentes domésticos nessa faixa etária tiveram um crescimento expressivo em todo o País.

Com as crianças em casa 24 horas por dia em função do isolamento social, os riscos aumentaram muito e a estatística ganhou novos patamares. De março a outubrode 2019, por exemplo, foram realizados cerca de 18 mil atendimentos de crianças e adolescentes até 15 anos  - vítimas de acidentes domésticos - pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País. Em 2020, no mesmo período, o número alcançou quase 40 mil atendimentos - um aumento aproximado de 112%.

Diante deste cenário, elucidar os riscos, como prevenir e o que fazer tornaram-se imprescindíveis. A Fundação ArcelorMittal, que a 5 anos a cultura de segurança da ArcelorMittal, produtora de aço, para filhos dos empregados e crianças da comunidade, por meio do projeto Vida + Segura, lançou novos conteúdos específicos para o momento atual. A iniciativa que já alerta as crianças sobre os riscos com materiais educativos e jogos, agora aborda por meio de vídeos animados os cuidados em casa e de prevenção à COVID-19, no retorno às aulas. Todos os conteúdos do projeto podem ser acessados em www.fundacaoarcelormittal.org/vidamaissegura.“Ao conscientizarmos as crianças de forma lúdica sobre os riscos e cuidados necessários no ambiente doméstico e agora com a pandemia, contribuímos para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção” afirma Herik Pires Marques, Diretor Superintendente da Fundação ArcelorMittal.

De acordo com a ONG Criança Segura, acidentes domésticos são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Por ano, mais de 3.300 meninas e meninos morrem por esse motivo e outras 112 mil crianças são internadas em estado grave. Entre os acidentes mais comuns estão: quedas, asfixia, sufocação, intoxicações, queimaduras e afogamentos. Ainda segundo a ONG, 90% dessas ocorrências podem ser evitadas com medidas simples de prevenção.

Projeto Vida+ Segura –Criada em 2016, a iniciativa da ArcelorMittal é realizada escolas da rede pública, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e com as unidades industriais.. O programa já beneficia anualmente cerca de 1,3 mil educadores e 28 mil alunos e filhos de empregados. A abordagem é lúdica, a partir de material educativo exclusivo, produzido pela Fundação ArcelorMittal. A linguagem técnica que fundamenta os jogos auxilia os educadores em sala de aula a transmitirem essa mensagem aos alunos de forma simples e lúdica.  Em decorrência da pandemia e a suspensão das aulas, foram criados quatro vídeos com orientações sobre alguns riscos, como fazer para evitá-los e cuidados para prevenir a Covid-19.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus