Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

20/08/2021 09h31

BENEFÍCIOS DO SEXO PARA A SAÚDE

Sexo é Saúde! Sexo é Vida! Freud já dizia no início do século passado:" amar e ser amado melhora a autoestima. E o sexo é uma forma de dar e receber amor" .

Compartilhe
s

Você conhece os benefícios do Sexo para a saúde? Durante a relação sexual, o corpo fabrica uma porção de substâncias, entre hormônios e neurotransmissores.  Uma delas é a endorfina, hormônio que traz o bem estar ao corpo – o mesmo hormônio que produzimos  quando se pratica um exercício físico. A  lista dos benefícios do sexo para a saúde pode ser bem grande, alguns deles são: deixar a pele mais saudável, exercitar diferentes músculos do corpo, promover a oxigenação (e ajuda a fixar a memória), aumenta a imunidade, melhora a qualidade do sono, ajuda a combater o estresse, a depressão e pode evitar até o câncer. (Se você quiser tiraressa parte, porque embaixo já tem a lista dos benefícios).

Não podemos deixar de ressaltar que um dos principais objetivos da relação sexual é a perpetuação da espécie. Não esquecendo que ele pode e deve ser feito para sentir prazer e dar prazer (a)o parceiro(a). Independente do objetivo da relação sexual, o que quero ressaltar aqui são os benefícios que o sexo trás para o corpo- da cabeça aos pés.

O grande segredo na “hora de entrar no clima”, é relaxar. Sei que isso infelizmente não é assim tão fácil para algumas pessoas, principalmente para as mulheres que muitas vezes levam para o sexo as questões vividas durante o dia, tanto no trabalho como na vida pessoal. Se você quer curtir o momento, como dica oriento a respirar fundo uma 10 vezes, deixando o ar penetrar no pulmão e soltar devagar. Assim, você manda mais oxigênio para o cérebro, melhora o fluxo sanguíneo e consegue diminuir a tensão. Calma! Não é o tesão! Esse nós queremos bem alto, e vale uma taça de vinho, que é um excelente afrodisíaco.

Alguns estudos inclusive ressaltam que pessoas que mantém atividades sexuais frequentes tem menos sintomas depressivos e ou ansiedade, o sistema imunológico fica fortalecido, ficam doentes menos vezes e tem melhor resposta do organismo quando adoecem.

Para os casais é super importante a relação sexual, por expressar melhor as emoções, uma comunicação não verbal como os carinhos, toques, olhares, aumenta a interação positiva,o que ajuda e muito na manutenção do compromisso, chamo aqui de cumplicidade.

Aí você me pergunta, qual a média de transas que devo ter por dia, por semana ou mês, para garantir minha saúde? Infelizmente não tenho uma resposta. E como diz o urologista e terapeuta sexual Celso Marzano, de São Paulo: “ Desde que o casal se sinta bem com uma relação diária ou semanal, o organismo já vai tirar proveito. “

Aqui vai uma lista de alguns dos benefícios do sexo para a Saúde e Bem- estar:

-  Melhora e muito a autoestima porque a pessoa se sente desejada pelo outro,

- Após o orgasmo, o relaxamento leva oxigênio e nutrientes para todo o corpo,

- Vários músculos são exercitados e a melhora da oxigenação. Ajuda a formar novas fibras musculares,

- Sua pele e seu cabelo agradecem. Oresponsável é o estrogênio,  hormônio produzido durante o ato sexual, aquele mesmo do anticoncepcional. Ele aumenta o brilho da pele e dos cabelos, diminuindo o ressecamento,

_ Melhora a vida do casal porque a ocitocina, hormônio produzido nos orgasmos e que é conhecida como “hormônio do amor”, tem o efeito de conectar e aproximar pessoas, tornando as relações mais prazerosas. Quem nunca sentiu vontade de ficar agarradinho após o sexo?

- Sabe qual órgão mais aproveita um bom sexo? Ele mesmo, o cérebro. E lá se encontra o verdadeiro terminal do prazer. Seu cérebro é estimulado com a melhora da oxigenação, aumentado a produção de neurônios e fixando melhor a memória,

- E graças ao orgasmo, seu sono é mais profundo porque recebe uma enxurrada de substâncias que não demoram a agir, fazendo com que o indivíduo sinta uma mistura de relaxamento e bem-estar,

- Como sempre falo, o sexo ajuda a diminuir a ansiedade e a também a depressão,

- Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, aumentando a resistência física.

E para aqueles que às vezes não tem uma frequência sexual tão alta, fique tranquilo, ficar sem sexo também não faz mal a saúde.

Para finalizar, sexo, como qualquer coisa na vida, só é bom quando é prazeroso e  quando não nos traz problemas, desde que seja consensual e quando estamos com vontade. Por isso, não tenha medo de curtir o momento e sentir muito prazer. Sempre invista em mais momentos prazerosos, sejam eles a dois ou sozinho. Curta sua própria companhia. Descubra seus prazeres, novos prazeres e SEMPRE ABUSE DA CRIATIVIDADE!!!

Nádia Guimarães

Sexóloga, Consultora em Saúde e Educação Sexual

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus