Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

16/08/2021 17h20

Prefeitura de João Monlevade prepara ponto de coleta para receber lâmpadas usadas

Prefeitura de João Monlevade prepara ponto de coleta para receber lâmpadas usadas

Compartilhe

Com intuito de diminuir o descarte incorreto de lâmpadas queimadas na natureza, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, firmou parceria com a associação Reciclus, para recolher os materiais.

A intenção é disponibilizar, de forma segura, um ponto para que as pessoas possam descartar suas lâmpadas usadas para posterior coleta, transporte e destinação. O coletor já está na Secretaria de Meio Ambiente, que prepara os últimos detalhes para começar a receber os materiais inutilizados.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos, o descarte correto é de suma importância para evitar degradação.  "Essa parceria com a associação vai possibilitar que os moradores de João Monlevade possam descartar suas lâmpadas em local adequado e gratuitamente", explicou.

Reciclus

A empresa Reciclus opera a logística reversa das lâmpadas que contêm mercúrio em sua composição. A associação não tem fins lucrativos e disponibiliza pontos de entrega do material em todo Brasil.

Lâmpadas são reaproveitáveis

Se o descarte das lâmpadas queimadas for feito corretamente, todos os componentes podem ser reaproveitáveis. O vidro e pó fosfórico são utilizados na fabricação de cerâmica e vitrificação de azulejos. Já os componentes metálicos são encaminhados para a indústria de fundição e automotiva e os plásticos são granulados e revendidos para diversos segmentos industriais.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus