Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

22/07/2021 15h55

São Gonçalo tem saldo positivo de empregos e amplia demanda por qualificação

São Gonçalo tem saldo positivo de empregos e amplia demanda por qualificação

Compartilhe

No comparativo entre trabalhadores admitidos e demitidos ao longo do semestre, São Gonçalo do Rio Abaixo tem saldo positivo na geração de empregos no município. O saldo é de 1.135 postos de trabalho ativos até o mês de maio. Essa informação é do Governo federal por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). No período foram 2.414 trabalhadores admitidos e 1.279 demitidos.

Também de Janeiro a maio, o Sistema Nacional de Emprego (SINE) de São Gonçalo do Rio Abaixo encaminhou dezenas de candidatos a vagas para empresas da região. No acumulado do ano, são 137 candidatos aprovados. Desse total, 117 candidatos são residentes em São Gonçalo, equivalente à 85,4% dos aprovados.

Tendo em vista esse número de contratações e a demanda atual das empresas que prestam serviços no município por uma mão de obra ampla e devidamente capacitada, a Prefeitura busca oferecer por meio da unidade de qualificação técnica do Senai presente na cidade, vários cursos específicos para capacitar a sua população trabalhadora.

Os contatos com a entidade se desenvolveram desde o início do ano e o planejamento dos cursos está sendo feito de acordo com as orientações fornecidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Em decorrência da pandemia de Covid-19, entretanto, houve a necessidade de criar uma forma segura de ministrar as aulas (necessariamente presenciais) e preparar um número determinado de vagas para cada curso. O Senai está finalizando os preparativos e as aulas devem começar ainda no mês de agosto.

Uma pesquisa específica por atividade econômica mostra que o maior número das contratações diz respeito às obras de montagem industrial, com 1.154 traba­lhadores admitidos nos primeiros cinco meses do ano, seguido pela construção de edifícios e outras obras de engenharia civil, além das atividades de comercialização de partes e peças de máquinas e equipamentos de terraplenagem e mineração.

É com base nesses estudosque, a princípio, serão oferecidos os cursos de aperfeiçoamento na área da construção civil, de operador de máquinas e operador de caminhão munck; na área administrativa, em informática básica, pacote office e qualificação em atendimento comercial. Também será oferecido o curso técnico em Administração, que terá duração de 18 meses. Serão disponibilizadas 30 vagas em todos os cursos, que são inteiramente custeados pela Prefeitura.

Futuramente, serão oferecidas vagas para os cursos de solda­gem (eletrodo revestido e aperfeiçoamento profissional), eletricista industrial, montagem de andaimes, pedreiro de alvenaria, atendente comercial e aperfeiçoamento em boas práticas de fabricação de alimentos e bebidas.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus