Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

07/05/2021 10h05

São Gonçalo faz cadastro de vacinação contra COVID-19 para grupos prioritários

São Gonçalo faz cadastro de vacinação contra COVID-19 para grupos prioritários

Compartilhe

Pessoas de 18 a 59 anos com Comorbidades, Gestantes, Puérperas, com Deficiência Permanente, Síndrome de Down e que fazem Hemodiálise compõem o grupo

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo dará início nesta sexta-feira, 7, ao cadastro para a vacinação contra a Covid-19 para os cidadãos residentes no município, com idade entre 18 a 59 anos com comorbidades elencadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19, gestantes, puérperas, renais crônicos e também aqueles com deficiência permanente cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

As pessoas com síndrome de Down e os renais crônicos que realizam hemodiálise estarão dispensados de realizar o cadastro, bastando comparecer à vacinação quando convidados.

O cadastro deverá ser realizado preferencialmente no site da prefeitura no link:  encurtador.com.br/euEOV. Aqueles que não tiverem acesso ao site, poderão retirar os formulários nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de sua referência.

  • 07 a 14 de maio:deverão realizar o cadastro as pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades, pessoas de 55 a 59 anos com deficiência permanente cadastradas no BPC, gestantes e puérperas com comorbidades;
  • 17 a 21 de maio:deverão realizar o cadastro as pessoas de 18 a 54 anos com comorbidades, com deficiência permanente cadastradas no BPC, gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes.

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a campanha será dividida em duas fases, vacinando proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizadas:

FASE I

  • Pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos;

• Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (hemodiálise);

• Gestantes e puérperas com comorbidades, acima de 18 anos;

• Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;

• Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC de 55 a 59 anos.

 

 

FASE II

  • Pessoas com comorbidades segundo as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos;

• Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC acima de 18 anos;

• Gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes acima de 18 anos.

Vejam a descrição das comorbidades incluídas como prioritárias para a vacinação contra a Covid-19 de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19.

Grupo de comorbidades

Descrição

Documentos Necessários

Diabetes mellitus

Qualquer indivíduo com diabetes

Receita médica em Validade

(emitida nos últimos 6 meses)

Pneumopatias crônicas graves

Indivíduos com pneumopatias graves incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática).

 

 

 

 

 

 

 

Relatório médico conforme descrição das comorbidades do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde, 6ª Edição, Versão 2.

Hipertensão Arterial Resistente (HAR)

HAR= Quando a pressão arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou PA controlada em uso de quatro ou mais fármacos antihipertensivos

Hipertensão arterial estágio 3

PA sistólica ≥180mmHg e/ou diastólica ≥110mmHg independente da presença de lesão em órgão-alvo (LOA) ou comorbidade

Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade

PA sistólica entre 140 e 179mmHg e/ou diastólica entre 90 e

109mmHg na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade

Insuficiência cardíaca (IC)

IC com fração de ejeção reduzida, intermediária ou preservada; em estágios B, C ou D, independente de classe funcional da New York Heart Association

 

Cor-pulmonale e

Hipertensão pulmonar

 

Cor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar primária ou secundária

 

Cardiopatia hipertensiva

 

Cardiopatia hipertensiva (hipertrofia ventricular esquerda ou dilatação, sobrecarga atrial e ventricular, disfunção diastólica e/ou sistólica, lesões em outros órgãos-alvo)

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus