Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

26/03/2021 08h55

Como a tecnologia impacta a saúde

Tecnologia impacta a saúde a favor dos Humanos e em Humanos

Compartilhe

Vamos entender a palavra, "tecno-logia". Vamos lá, "tecno" significa técnicas e "logia" estudo. O ser humano sempre criou tecnologias, ou seja, sempre fez estudos de técnicas, soluções, para resolver os problemas da sociedade e essas tecnologias sempre nos moldam.

Em relação a tecnologia na saúde, especificamente, temos muito o que conversar. De acordo com  PORTARIA Nº 2.510, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005, consideram-se tecnologias em saúde os medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, os sistemas organizacionais, informacionais, educacionais e de suporte e os programas e protocolos assistenciais por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são prestados à população.

Em negrito acima coloquei “por meio dos quais “, ou seja, soluções, meios, encontrados pelo homem para resolver problemas da população em geral. Colocarei abaixo alguns impactos da tecnologia na área da saúde. Vamos conhecer?

 

TeleAtendimento

Com a pandemia a qual estamos vivendo tornou-se necessário atendimento médico utilizando o meio online. Imagina se não fossem as tecnologias? Acredito ser algo sem volta. Atendimentos assim, tornam-se muito mais simples e muitas vezes mais rápidos quando comparados a atendimentos presenciais.

 

Robôs que Salvam Vidas

Você já ouviu falar da robô Laura?  Acho o caso da robô extremamente interessante. A Laura possui uma programação capaz de salvar muitas vidas. O robô nasceu de uma história triste vivida pelo seu pai. Sim, seu pai! Tem um vídeo no Youtube o qual explica mais um pouco sobre a Laura, chamado: “O algoritmo da vida". Vale a pena assistir. Não vou explicar aqui se não perde a emoção. 

 

Internet das Coisas

Esta tecnologia existe e está cada vez mais presente na nossa vida. O que seria IOT- Internet of Things ou Internet das coisas? O IOT se refere à conexão de objetos à internet. Os objetos do nosso dia-a-dia recebem informações e ao mesmo tempo geram informações. Podemos, então, controlar estes objetos à distância, como ligar a máquina de lavar ou ver o que está faltando na geladeira, isto tudo bem longe de casa. 

Existem dispositivos, por exemplo, já utilizados para conectar pacientes e médicos. Eles podem acompanhar, a distância , como a medição de batimentos cardíacos, pressão arterial, dentre outros parâmetros, estão. Os cuidados passam a ser mais rápidos e muitas doenças não progridem.  

 

Cirurgia Robótica

Muitos se assustam quando falamos de robôs fazendo cirurgia em humanos. Como você se sentiria sendo operado por um robô? Isto não é ficção,  já é uma realidade. O Hospital Israelita Albert Einstein realizou mais de 7.000 procedimentos e se consagra como Centro de Excelência em Cirurgia Robótica da América Latina.

Enfim, a tecnologia sempre mudará nossas vidas e sempre estará presente. Temos que fazer bom uso  e utilizá-la a nosso favor. Precisamos compreender o quanto a tecnologia é responsável pelo avanço do mundo e por trazer muitas soluções para vivermos mais e  melhor. 

E não se esqueça, vamos compartilhar informações úteis para fazer um mundo cada vez mais consciente do que está acontecendo. 

Marcella Morais

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus