Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

08/02/2021 11h24

Vereador solicita que deficientes físicos tenham prioridade na vacinação contra Covid-19

Parlamentar também pede implantação de piso tátil em instituições e comércios

Compartilhe

A falta de estrutura e acessibilidade para os portadores de deficiências em João Monlevade chama a atenção do vereador Fernando Linhares (DEM) e o parlamentar tem colocado o assunto como prioridade em sua agenda. De acordo com levantamento feito por ele, cerca de 22% da população de João Monlevade, o equivalente a mais de 20 mil pessoas, possuem algum tipo de deficiência.

Sendo assim, entre várias ações, Fernando enviou ao prefeito Laércio Ribeiro (PT) um ofício através do qual solicita que os deficientes sejam incluídos no grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19 no município. “Os portadores de alguma necessidade especial já encontram problemas demais para superarem suas dificuldades. Então, nada mais justo que eles sejam priorizados para serem imunizados contra essa pandemia”, justificou o vereador, que também é o primeiro secretário da Mesa Diretora do Legislativo.

Ainda segundo Linhares, os governantes, ou até mesmo os empresários com mais estrutura, pouco têm feito para tornar a vida, principalmente dos cadeirantes, menos árdua. “Diante disso, enviei ofícios para o prefeito Laércio Ribeiro, para o presidente da Amepi, Fernando Rolla e também para o gerente geral do Mart Minas de Monlevade, Expedito Alexandre de Souza, solicitando benefícios em favor dos deficientes físicos”, salientou o vereador.

Nos ofícios encaminhados o parlamentar reivindicou que seja instalado um piso tátil nas duas instituições, como medida para facilitar o acesso dos cadeirantes e deficientes visuais. De acordo com Fernando, o piso tátil apresenta muitas utilidades, entre elas a finalidade de orientar e facilitar o trajeto e pode ser usado para indicar uma mudança de direção em determinados locais. “Além disso, também serve para alertar quanto a perigos ou obstáculos no caminho. Por isso, ele é instalado em rampas, escadas, acessos para calçadas, em frente às portas dos elevadores e outros pontos como medida de segurança e acessibilidade”, explicou Fernando Linhares.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus