Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

05/02/2021 05h53

Autor da Tribuna Popular da Câmara de Monlevade critica utilização atual do espaço

Ex-vereador e ex-vice prefeito, Wilson Bastieri defende a redução dos salários dos agentes políticos

Compartilhe
João Monlevade - O ex-vereador e ex-vice prefeito de João Monlevade, Wilson Bastieri, relatou ao Bom Dia nessa semana que pretende sugerir duas iniciativas ao novo Legislativo monlevadense: mudanças no uso da Tribuna Popular e a redução de valores nos salários dos agentes políticos do município, que são os vereadores, prefeito, vice e secretários municipais.
Bastieri fala com propriedade sobre a Tribuna Popular, já que é o autor do Projeto de Lei que instituiu a iniciativa na Câmara Municipal de João Monlevade quando foi vereador, na década de 1980. Porém, segundo Bastieri, que trabalhou durante décadas na então Companhia Siderúrgica Belgo Mineira e também atuou como sindicalista, sendo presidente e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade, o uso da Tribuna Popular tem sido distorcido ao longo dos anos e, hoje, não atinge seus verdadeiros e principais objetivos, que são levar a voz do povo para a tribuna do Legislativo. “Houve muitas emendas e o projeto original, por mim apresentado em 1983, se perdeu. O povo, que deveria ser o verdadeiro beneficiado com o projeto, perdeu a voz e o poder de se expressar com liberdade, já que o uso da tribuna traz, hoje, muitas limitações e restrições, como ser, obrigatoriamente, dirigente de uma associação, por exemplo. Para ilustrar o que digo, eu, hoje, sou um cidadão que não posso utilizar a tribuna em nenhuma hipótese, já que não sou representante de nenhuma entidade, assim como a grande maioria das pessoas. Mas isso não quer dizer que não tenho, enquanto parte da população, anseios, sugestões, opiniões, dúvidas e questionamentos. Acho que todos devem ter esse direito, claro que com a marcação feita com a devida antecedência e respeitando o tempo estipulado e as normas da casa”, afirma Bastieri.
O ex-sindicalista, que foi o primeiro vereador eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na região do Vale do Aço, também afirmou que procurou alguns parlamentares para discutir o assunto e apontar as devidas alterações no uso da Tribuna Popular.
 
Redução de salários  
 
O ex-vereador também se debruça, atualmente, em outro projeto, o da redução dos salários dos agentes políticos do município, que são o prefeito, vice, vereadores e secretários. Bastieri afirmou que está realizando ampla pesquisa sobre o assunto e que pretende enviar ao Legislativo um projeto para que seja apreciado pelos atuais parlamentares da casa. Segundo ele, alguns municípios brasileiros têm aderido à proposta com dedicação e eficácia. “Sempre achei interessante que se debatesse com vigor e firmeza esse assunto da redução dos salários. E acredito que o momento é muito oportuno para tal, já que estamos passando por uma grave crise financeira em todo o país, agravada pela terrível pandemia. Gerar economia para os cofres públicos nunca foi tão importante”, frisou Bastieri.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus