Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

18/12/2020 08h45

Projeto "Moradores" luta pela preservação da memória e da identidade cultural das cidades brasileiras

Projeto "Moradores" luta pela preservação da memória e da identidade cultural das cidades brasileiras

Compartilhe
O projeto Moradores - A Humanidade do Patrimônio está sendo lançado virtualmente nesta semana em João Monlevade resgatando para o público histórias contadas por cidadãos monlevadenses. Esta é uma ação de ocupação do espaço público pelas Artes Integradas (Fotografia, Audiovisual e Educação Patrimonial) e visa valorizar a memória e a história das pessoas, sejam anônimas ou mestres do saber, como sendo o maior patrimônio que um território pode ter. Criado em 2012, o projeto chega agora a João Monlevade, na sua 22ª etapa, tendo o patrocínio da ArcelorMittal e da Fundação ArcelorMittal, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
A proposta original do projeto começa com uma tenda montada na principal praça pública das cidades por onde o projeto passa. Ali, os moradores são convidados a serem fotografados e entrevistados. Na etapa seguinte, todo o material – fotos, vídeos e depoimentos – é transformado numa surpreendente e inédita exposição, uma sessão de cinema com um filme curta-metragem e a montagem de um varal fotográfico. O planejamento inicial para a Etapa João Monlevade era de que ocorresse entre junho e julho deste ano, mas com a pandemia de Covid-19, toda e qualquer atividade cultural com aglomeração de pessoas foi suspensa. Sendo assim, a montagem da tenda, a exposição, a sessão de cinema e o varal fotográfico estão adiados para 2021 tão logo a pandemia passe. 
Porém, para não deixar passar em branco o ano de 2020, o Projeto Moradores e a ArcelorMittal convidaram 12 moradores de João Monlevade para contarem suas histórias e transformá-las em filme. A produção ocorreu no mês de novembro, em local isolado, contando com todos os cuidados referentes à Covid-19: higienização, distanciamento, entre outros. Os filmes serão exibidos nas redes sociais do Projeto Moradores e da Fundação ArcelorMittal semanalmente a partir de dezembro. O teaser do projeto já está disponível no Instagram (www.instagram/projetomoradores) e no Youtube da Fundação ArcelorMittal (www.youtube.com/fundacaoarcelormittal).
 
O projeto
 
O Moradores é uma criação do coletivo NITRO Histórias Visuais, de Belo Horizonte. Criado em 2012, já passou por cinco estados brasileiros, 21 territórios. Fotografou e registrou a história de aproximadamente 3.500 pessoas. Foi visto por outras 4.000.000. Foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como uma ação de sucesso em Educação Patrimonial.
“Nosso objetivo é despertar no morador o orgulho de ser patrimônio de sua cidade. Recontar a história daquele território a partir da memória afetiva de cada um. Vivemos um momento importante de transformação, onde, infelizmente, as identidades marcantes de cada cidade brasileira estão se perdendo rapidamente. Queremos que os moradores e suas histórias sejam vistos como uma riqueza cultural de suas comunidades, assim como aprendemos a enxergar as igrejas coloniais, o casario e os monumentos naturais, por exemplo”, explica o escritor Gustavo Nolasco.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus