Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

11/12/2020 10h09

Será que tecnologia é para você?

Você se tornará uma pessoa excluída do mundo digital por vontade própria?

Compartilhe

Vamos deixar uma coisa bem clara. Não estou aqui para te convencer a se tornar um especialista em Tecnologia. Combinado? 

Vou ousar afirmar que você tem consciência do quanto o conhecimento abre portas e grandes oportunidades aparecem. Sendo assim, quero dizer em alto e bom som: Nós não podemos olhar para o mundo hoje com os olhos de ontem e ainda não podemos ver o mundo através dos olhos de outras pessoas. Você precisa ter a sua própria opinião e para isso conhecimento é primordial.

Começo com uma pergunta: Qual o motivo de aprender a ler e escrever? Esta pergunta parece desnecessária? Alguns anos atrás ela era bem pertinente à época, as pessoas acreditavam não ser primordial, a todos, este conhecimento. Depois, ficou muito claro que ser “alfabetizado” era sinônimo de ter poder, caso contrário estaríamos submetidos a um mundo de sorte ou daquilo que os outros decidissem por nós.

 

E o que tudo isto tem haver com tecnologia?

 
Vivemos em mundo rodeado de tecnologias e elas impactam diretamente a nossa vida, certo? O que sabemos sobre elas? Estamos, ainda, nos perguntando se precisamos aprender sobre ou se este mundo é para nós. As nossas crianças parecem gênios manuseando o celular, porque elas são nativas digitais, elas nasceram em um mundo rodeadas de tecnologia, mas isto não as torna alfabetizadas digitalmente e também não nos torna.
 
Escuto muitas pessoas e principalmente mulheres dizendo:
 
"Tecnologia não é para mim.."
 
Será? No passado, nós mulheres, ficamos fora do mercado de trabalho por não saber ler e escrever. Será que esta história está se repetindo, neste momento, com o aprendizado tecnológico?
 
Aprendemos na escola que o Sol impacta de forma positiva e negativa. Caso a exposição seja alta, corremos o risco de adquirir diversas doenças, porém a falta do sol pode gerar a falta de produção da Vitamina D. Assim, é a tecnologia. Como não a entendemos bem, não conseguimos aproveitar os benefícios e também não conseguimos nos proteger com segurança dela.
 
Precisamos despertar e perceber que estamos sendo dominados pela tecnologia, assim, devemos entender como ela funciona, mas como?
 

Bom, preciso entender sobre tecnologia, mas como vou fazer isto?

 
Assim como aprendemos português para conseguirmos entender o que o outro diz e nos expressar, precisamos, também, aprender a língua da Tecnologia para compreendê-la e usufruir da melhor forma. Esta linguagem é chamada de Programação, mas o que é programar?
 
Programar é ensinar o “computador” a fazer algo, com esta linguagem é possível entender como uma tecnologia funciona e criar tecnologias.
 
Então, agora todo mundo precisa aprender a programar e criar tecnologia? Não, eu mesma não crio tecnologia, mas entendo a necessidade de ter o conhecimento sobre o assunto. Saber como as coisas são feitas mudam a forma como a gente usa. Além disso, precisamos ficar muito atentos ao que está surgindo e buscar informação.
 

Já ouviu falar sobre a nova forma de pagamento PIX?

 
Achei interessante uma reportagem na qual mostrou a respeito de uma mulher que sofreu um ataque à sua conta de banco ao utilizar o PIX. A culpa foi da tecnologia? Ela mesma disse que nada teria acontecido se tivesse buscado informação antes, sobre a nova tecnologia.
 
É um novo desafio, para um novo tempo, tanto entender como as tecnologias funcionam como desenvolver habilidades que este novo tempo exige. Habilidades que os robôs não têm, habilidades humanas. Seja criativo, desenvolva a sua capacidade de pensar. Como disse o sociólogo e futurólogo Alvin Toffles:
 
“O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender, e reaprender.”
 
Eu sei que o novo nos apavora, ainda somos uma geração que temos muito medo de errar. Temos que entender que o resultado errado também é um resultado e precisa ser considerado. E no final? Não temos muita escolha, como diz a engenheira de programação Camila Achutti: “Programe ou seja Programado”, ou seja, domine este novo mundo, não seja dominado por ele. Vamos aproveitar os recursos que temos hoje para aprender.
 
Quer saber mais sobre como se tornar um protagonista do seu aprendizado, transformando a sua vida? Toda semana estou aqui com temas novos para você. 
 
Vamos juntos nesta revolução? Gostou do conteúdo? Torne você agora um Multiplicador.
Espalhe esta ideia, compartilhe este conteúdo. 
 
Até a próxima semana.
 
Marcella Morais

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus