Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

27/11/2020 09h01

Faltam mais de 300 vagas em creches públicas em João Monlevade

Faltam mais de 300 vagas em creches públicas em João Monlevade

Compartilhe
João Monlevade - A Educação Infantil ofertada pela rede pública de João Monlevade recebeu 1.036 inscrições, conforme informações repassadas pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal. A metade é de crianças de 4 e 5 anos que, automaticamente, devem ser matriculadas na pré-escola. 
O restante é de crianças de 0 a 3 anos que precisa de uma vaga em algum Centro Municipal de Educação Infantil (creches). Ocorre que na cidade estão disponíveis apenas 200 vagas para as 516 inscrições - o que gera déficit nessa faixa etária de 320 vagas. 
Sem conseguir oferecer vaga em creche para metade das crianças de zero a 3 anos na cidade, o município cria ainda outro problema: empurra mulheres como a balconista Danieli Rezende, de 23 anos, para o desemprego. Para esse ano, ela não conseguiu vaga na rede público para o filho de 1 ano e 3 meses e precisou matricular o bebê na rede particular. 
Por conta da pandemia e a suspensão das atividades escolares, Danieli acabou deixando o emprego formal para dedicar aos cuidados do filho em casa. “Eu fiz a inscrição do meu filho e estou confiante que no ano que vem a vaga sai”, falou a mãe esperançosa. 
 
Creche do José de Alencar
 
A demanda de falta de vagas em creches será desafio para o governo municipal do próximo ano. A administração deve dar andamento às obras da creche do bairro José de Alencar, que se arrastam há pelo menos seis anos. A previsão era de que o local fosse entregue à comunidade ainda em 2017. Mas, com atraso no repasse de verbas federais para a conclusão dos serviços, a unidade teve a inauguração adiada para o final desse ano. No entanto, pelo caminhar da obra, a creche só fica pronta em 2021. 
A creche do bairro José de Alencar é feita com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, no valor de R$ 1.717.654,40 e vai atender  em torno de 400 crianças. 

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus