Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

20/11/2020 08h00

Doadores de sangue realizam campanha para comprar transporte

"Não é apenas sangue. É amor!"

Compartilhe
São Domingo do Prata – Quando um ente querido está enfermo, internado em hospitais públicos ou privados e precisa de transfusão de sangue, eles entram realizando um trabalho voluntário magnífico. São os doadores de sangue fazem parte de um “Sangue é amor”. Homens e mulheres de várias idades que há mais de 10 anos doam bem mais que sangue, mas amor. São doadores das cidades de São Domingos do Prata, Nova Era, Bela vista de Minas, João Monlevade, Rio Piracicaba, Itabira, Dionísio, São José do Goiabal, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Belo Horizonte entre outras.
O projeto encontra como principal dificuldade o transportes dos doadores até os bancos de sangue de Belo Horizonte e outras cidades da região. “Mesmo realizando campanhas e sempre buscando parcerias, estamos sempre lutando para conseguir o transporte das pessoas”, relata o fundador do grupo Ronaldo Fernandes de Souza, natural de São Domingo do Prata.
 
Como ajudar
 
Na tentativa de driblar essa dificuldade, após 11 anos de fundação, o “Sangue é amor” realiza uma campanha “vaquinha digital” para arrecadar fundos e adquirir um ônibus. Já foram doados pouco mais de R$ 4.600,00 da meta que é de R$ 180.000,00. Para ajudar basta acessar https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-projeto-doacao-de-sangue
 
O projeto
 
Ronaldo Fernandes de Souza precisou de duas bolsas de sangue em 2009 após ser submetido a uma cirurgia de um transplante duplo, foi quando ele percebeu a importância e a urgência do sangue que foi fundamental  para sua recuperação e viu ali uma oportunidade de fazer algo pelas pessoas. Logo após sair do hospital iniciou o projeto da doação de sangue, captando e capacitando doadores, buscou parcerias com empresas, secretarias de saúde e iniciou o trabalho levando doadores para aquelas pessoas que precisam fazer o uso de transfusões seja ela de sangue, plaquetas e hemácias.
“No início foi difícil pelo medo das pessoas, falta de informação, e até mesmo por vergonha de descobrir algo no sangue. O tempo foi passando e insistimos em palestras em escolas, faculdades, no dia-dia, divulgação em redes sociais, foi criado um site http://portalpraties.com.br/, ele foi buscando parcerias com pessoas, empresas, e já são 11 anos que esse projeto segue ajudando pessoas”, lembrou Ronaldo.
“Sabemos que a doação de sangue é de extrema importância para a sobrevivência dos pacientes, trazendo um benefício inestimável e sendo um gesto nobre de solidariedade. Infelizmente hoje poucas pessoas entendem a importância da doação e recebemos diversos pedidos de doação de sangue... Nosso trabalho é em prol de salvar a vida destas pessoas”.
O projeto Sangue é amor tem como objetivo captar, conscientizar pessoas para que se tornem doadores, disponibilizamos o serviço de transporte exclusivo e gratuito, a fim de facilitar o traslado (ida e volta) dos doadores. Hoje são aproximadamente 3.000 pessoas fazendo parte do projeto.
“Nosso meio de transporte hoje por vezes é alugado com renda que conseguimos graças a ajuda de empresas parceiras, rifas e eventos beneficentes, são feitas inúmeras viagens para Belo Horizonte levando doadores em banco de sangue, para Ipatinga e Ponte Nova. Infelizmente enfrentamos dificuldades pois muitas vezes a renda é pouca e facilitaria muito ter um veículo próprio para podermos continuar com nosso projeto”, frisou.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus