Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

20/11/2020 07h48

"As ruas davam sinal de vitória"

Prefeito eleito de João Monlevade, Laércio Ribeiro, volta a governar a cidade duas décadas após primeiro mandato

Compartilhe
João Monlevade - Laércio José Ribeiro, médico, 69 anos, eleito prefeito de João Monlevade pelo Partido dos Trabalhadores (PT), assume a administração da cidade de quase 80 mil habitantes, 24 anos após o seu primeiro mandato como prefeito do município. Laércio terá como vice-prefeito, Fabrício Lopes (Avante), administrador de empresas, de 38 anos. Lopes é o vice da atual prefeita, Simone Moreira (PTB). 
Laércio e Fabrício assumem o governo de João Monlevade frente a uma grande expectativa da população que apostou em eleição de chapa de esquerda após oito anos de governo do PSDB-PTB. Com 36,11% dos votos válidos, um total de 14.434 votos, eles disputaram o pleito com Railton Franklin Silva (PDT) que ficou em segundo, com 32,99%, seguido por Simone Carvalho (PTB), 15,87%, que disputava reeleição, Luiz Carlos Henrique de Freitas (Patriota), 8,88%, e Delci Sergio do Couto (PSB), 6,14%.
 
Desafios
 
Em entrevista ao jornal Bom Dia, Laércio Ribeiro contou que recebeu o resultado das eleições com muita alegria e emoção. “Senti que as ruas davam esse sinal de vitória.  Mas quando oficializa a gente emociona. Fui muito bem recebido na cidade inteira.  Agradeço demais a todos e todas”, disse.
O prefeito eleito destacou que administrar João Monlevade após mais de duas décadas será o grande desafio e, acompanhando a evolução, novas tecnologias serão usadas em prol da comunidade. “Tudo mudou. Mas as pessoas continuam precisando das mesmas coisas: emprego, salário, moradia, educação, saúde, transporte, lazer, atenção do poder público... Vou usar as novas tecnologias pra atender melhor e mais rápido a população. O cidadão quer isso”, apontou o novo prefeito que ponderou a participação do vice-prefeito como essencial. “Fabrício terá papel fundamental ao meu lado, pois é jovem, conhece a cidade e a prefeitura, tem bom diálogo com todos os segmentos e muita energia para trabalhar pela cidade”.
Plano de 120 dias para João Monlevade respirar
Ao dar início ao governo, o prefeito Laércio Ribeiro e seu vice Fabrício Lopes pretendem colocar em prática um “Plano Emergencial de 120 dias”.  O plano consiste em um conjunto de ações que serão implementadas de imediato na área da saúde, social e econômica. “Várias ações estarão sendo preparadas pela Comissão de Transição (veja abaixo) que anunciaremos na próxima semana”, garantiu o prefeito. 
 
Compromisso em cartório
 
Laércio Ribeiro também registrou em cartório, ainda durante a campanha eleitoral, sete compromissos que ele garante que serão cumpridos. São eles: gestão composta por cidadãos de João Monlevade; efetiva atuação do vice-prefeito, Fabrício Lopes; conclusão de obras inacabadas ou paralisadas pela atual administração; dedicação integral à administração pública municipal; canais de comunicação com setores sociais, redução do número de cargos comissionados e combate a corrupção e a má gestão do dinheiro público. 
“Agradeço todos os eleitores que confiaram seu voto em mim e Fabricio. A todos os partidos da Coligação e candidatos a vereador e militância política. Vou buscar retribuir essa confiança e me dedicarei integralmente a cumprir nossos compromissos com a população.  Passada as eleições, a missão é governar pra todos e todas. Sempre na linha de nosso programa de governo: governar pra todos, mas cuidar dos mais excluídos  e de quem mais precisa da prefeitura”, finalizou Laércio. 
 
Números da eleição
 
Do total de votantes em João Monlevade, 1.960 eleitores (4,31%) votaram em branco. Outros 3.513 (7,73%) anularam o voto. Já o número de eleitores que não votou foi de 14.287, equivalente a 23,92% do eleitorado. A soma de brancos, nulos e abstenções é de 19.760, ou 33,08% dos aptos a votar.
 
Raio-x
 
Laércio Ribeiro, antes de ser prefeito (1997 a 2000), foi secretário de Saúde no governo do ex-prefeito Leonardo Diniz. Na época, foram inaugurados os postos de saúde nos bairro Novo Cruzeiro, Nova Esperança e Centro. Com isso, os atendimentos médicos dobraram. Já em sua administração, Láercio concluiu obras importantes iniciadas por Leonardo, como as escolas dos bairros Novo Cruzeiro e Promorar e a Praça do Povo. 
Também foi no governo do médico que foi dado andamento na proposta do orçamento participativo - com conclusão de centenas de obras e saneamento básico em quase 100% da cidade. De 1998 a 2000, a gestão criou prolongamentos em três avenidas importantes na cidade João Monlevade: Isaac Casemiro, Gentil Bicalho e Castelo Branco. 
 
Comissão de transição começa trabalhos na próxima semana
 
Na próxima semana, começam os trabalhos da equipe que integra a Comissão de Transição do governo. Os trabalhos serão coordenados por Giovani Silva que também coordenou a campanha. Os nomes dos integrantes da comissão serão anunciados nos próximos dias. 
O objetivo da comissão é traçar um panorama e fazer um levantamento de todas as informações da prefeitura. A prefeita Simone Moreira deve repassar ao prefeito eleito, Laércio Ribeiro, o maior número de informações possíveis para que o sucessor tenha conhecimento da situação do município com os principais projetos e programas em andamento. 
Além disso, a Comissão de Transição, formada por membros da atual e da nova gestão. O grupo deverá ter como prioridade o entendimento da situação financeira e a continuidade dos serviços públicos. Deverão, obrigatoriamente, fazer parte dessa comissão, os contadores e o responsável que irá assumir a Secretária de Finanças na próxima gestão. Outra participação essencial nesse processo é o responsável pelo controle interno do município. Somente após essa apuração, as providências são caracterizadas como sendo responsabilidades do novo prefeito.
Outro desafio que vem pela frente é em relação ao período chuvoso. Em 2020, tempestades castigaram João Monlevade com ocorrências de inundações, queda de barrancos e famílias que precisaram sair de casa. Muitas ainda seguem dependentes do poder público. Para minimizar mais impactos casos as previsões de intensas chuvas no início de 2021 se concretizem, Laércio Ribeiro confidenciou que antes do final do ano fica pronto um plano de ações. Além disso, a Defesa Civil será preparada para dar resposta rápida à população.
 
Fotos: Sérgio Henrique Braga
 

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus