Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

13/11/2020 07h55

Semana Global de Empreendedorismo começa dia 16 de novembro

Na microrregião de João Monlevade, o Sebrae Minas realiza o Seminário Empreendedores de Alta Performance

Compartilhe

O Brasil tem a quarta maior taxa de empreendedorismo inicial do mundo. São 25,6 milhões de pessoas à frente de um empreendimento formal ou informal, com até 3,5 anos, no país, segundo o IBGE. Minas Gerais responde por cerca de 10% desse contingente (2,6 milhões), boa parte dele envolvida na criação ou condução de um pequeno negócio. Para inspirar, capacitar, fortalecer e disseminar a cultura empreendedora no estado, o Sebrae Minas promove várias atividades, entre elas a Semana Global de Empreendedorismo (SGE).

A 13ª edição da SGE será realizada entre os dias 16 e 22 de novembro, mas a programação de capacitações oferecidas pelo Sebrae Minas se estende ao longo de todo o mês, em vários municípios. O tema deste ano é ‘A retomada da economia e o papel do empreendedorismo’.  Serão ofertadas diversas atividades digitais e presenciais, muitas delas gratuitas,sobre temas variados e para diferentes públicos. Segundo dados da pesquisa GEM 2019, as mulheres já são metade dos empreendedores em estágio inicial do país e, por isso, grande parte da programação é dedicada a elas.

SGE em João Monlevade

Como parte da programação da SGE no Rio Doce e no Vale do Aço, o Sebrae Minas realiza virtualmente na microrregião de João Monlevade, nos dias 17 a 19 de novembro, o Seminário Empreendedores de Alta Performance.

A ação tem o intuito de despertar no empreendedor a capacidade de traçar estratégias de negócios com mais entendimento e prazos pré-estabelecidos. Podem participar empreendedores e potenciais empreendedores do Médio Piracicaba. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 38511612 ou (31) 999694975. Empresas afiliadas às Associações Comerciais Empresariais – ACEs parceiras: ACIMON, ACISB, ACIABAC, ACIANE, ACIAP CDL, ACIASGRA, ACITA ou cooperadas ao Sicoob Credimepi poderão participar gratuitamente.

 

“Queremos despertar nos participantes, a capacidade de identificar oportunidades nos locais mais improváveis.  O objetivo é fazer com que eles saibam criar um projeto e desenvolvê-lo, mesmo que para isso eles corram riscos, mas que eles também saibam lidar com as frustrações e motivações diante dos desafios”, destaca a analista do Sebrae Minas Nayara Aguilar.

Na programação, estão previstas palestras com especialistas, como a Gisele Paula, co-fundadora do ReclameAQUI, maior plataforma de relação de consumo do país, falando sobre o tema “Cliente feliz dá lucro”. O evento terá também a participação do administrador de empresas, colunista e comentarista Max Gehringer, conhecido por participações em diversas revistas, rádios e emissoras de TV, além de outros palestrantes convidados.

 

Pequenos negócios puxam a retomada

Apenas nos nove primeiros meses de 2020, 269.557 pequenos negócios foram registrados em Minas Gerais, um aumento de 4,93% em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento do Sebrae Minas, com base em dados da Receita Federal, considera o somatório de registros de microempreendedor individual (MEI), micro e pequena empresa (MPE).

O resultado positivo é puxado pela formalização dos MEI, que teve um aumento superior a 7% no período. Minas Gerais já reúne 1.232.139 microempreendedores individuais (MEI), cerca de 11% do total de formalizados em todo o país. Entre janeiro e setembro de 2020, foram registrados 158.973 MEI no estado, um aumento de 14,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Serviço

Seminário Empreendedores de Alta Performance

Data:17 a 19 de novembro

Inscrições: (31) 38511612 ou (31) 999694975

Público-alvo:empreendedores e potenciais empreendedores do Médio Piracicaba

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus