Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

16/10/2020 08h35

A importância do professor como educador ambiental

A importância do professor como educador ambiental

Compartilhe
*Beatriz Pereira de Almeida
 
Neste conturbado 2020 da Covid-19, transcorrem os 21 anos da promulgação da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei Federal 9.795/1999), definida como o conjunto de meios pelos quais o indivíduo e a coletividade constroem competências, conhecimentos, habilidades, atitudes e valores sociais voltados à preservação e à sustentabilidade. A norma estabelece que esses princípios são componentes essenciais e permanentes do ensino no País e que todos têm direito aos conhecimentos relativos ao tema.
Assim, nada mais lógico de que o Dia do Educador Ambiental seja comemorado no mesmo Dia do Professor, 15 de outubro. Ou seja, todo mestre é um formador de consciências ecológicas, cada vez mais relevantes e necessárias.
A lei deixa muito claro o dever do Estado de prover tal processo educativo no sistema público, bem como nas políticas do ensino, incluindo as escolas particulares. Mas, a questão é tão relevante que deve merecer atenção e aderência de toda a sociedade, assim como do exercício da responsabilidade cidadã das empresas. Nesse sentido, devem ser multiplicados modelos bem-sucedidos.
 
*Beatriz Pereira de Almeida é diretora-adjunta de Marketing e Sustentabilidade da Sobloco Construtora.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus