Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

04/09/2020 09h24

Portador de deficiência no ambiente laboral

Portador de deficiência no ambiente laboral

Compartilhe
A legislação brasileira contempla expressamente a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais no mercado de trabalho, tanto na instituição pública como na privada. Além da inclusão, portadores de deficiência têm de ter boas condições de trabalho.
Apesar de ter uma legislação para atender pessoas com necessidades especiais, há ainda muitas instituições tanto privadas quanto públicas que não estão adaptadas para atender adequadamente esses empregados. É claro que para que isso aconteça tem que ter uma fiscalização a partir do momento que é liberado o alvará de funcionamento para que gere uma cultura na sociedade porque a partir do momento que essa inclusão saia da implantação e vai para a implementação, automaticamente os clientes com necessidades especiais das instituições terão um atendimento mais adequado também. A sociedade tem que entender que pessoas com deficiência desejam independência e para que isso aconteça a cultura tem que mudar. Não é só uma lei para essas pessoas é também a empatia que tem que vir do poder público para a sociedade.
E quando dizemos portadores de necessidades especiais, as instituições tem que se planejar que podem ter em algum momento algum empregado que possa adquirir uma doença ou acidentar e a empresa tem por obrigatoriedade está adaptada para receber esse empregado. A palavra inclusão é muito bacana na teoria, mas sabemos que na prática não existe inclusão com êxito dessas pessoas, e se queremos uma sociedade mais justa as mudanças tem que acontecer.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus