Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

10/07/2020 08h28

Mirante: quando INTERPRETAÇÃO faz todo o sentido...

Mirante: quando INTERPRETAÇÃO faz todo o sentido...

Compartilhe
Nós, SERES HUMANOS, somos “bichos” estranhos. Se interpretamos algo da maneira que nos convém, aplaudimos. Do contrário temos a tendência a criticar sem dar muita atenção as entrelinhas.
Mas o que é a CONVENIÊNCIA?!
Para o dicionário: “Substantivo feminino: conveniente, do que convém, é apropriado ou oportuno ou favorável: aceitei seu convite por conveniência. Aquilo que pode trazer vantagens para a pessoa que o utiliza: relacionamento de conveniência.O que pode saciar o gosto, o conforto ou o bem-estar de uma pessoa.O que pode ser utilizado para descomplicar uma rotina; aquilo que tem utilidade.Condição ou característica do que é decente; que contém decoro, compostura, pudor.
E o que é RESPEITO? Digo RESPEITO, não só no sentido estricto, mas lato sensu também...
Traduzindo: em relação a esta palavra não trarei o significado do dicionário que todos sabem de cor.
Até que ponto a FALA do outro é banal ou mesmo deve ser CALADA, para que a nossa GRITE?!
Até que ponto CONDENO alguém pelo simples fato de PENSAR DIFERENTE, fora  do padrão habitual, proferindo lhe palavras ofensivas, simplesmente porque ganho uma POPULARIDADE em grupos ou mesmo rodinhas de bate papo?!
O  artigo 5 de nossa Constituição Federal, em seu inciso IV:
(...) É livre a liberdade de expressão, sendo vedado o anonimato.
E porque ESSA TAL LIBERDADE é LIBERTINA para uns e INTOLERÁVEL para outros?
E por favor! Não me venham com expressões do tipo: “ Você tem que entender...”
ENTENDER?! Entendo sim! Entendo que para uns, o “jeitinho brasileiro “ prevalece e para outros a censura é declarada!!!
INTERPRETAR vai além do PORTUGUÊS...passa por um viés chamado EDUCAÇÃO! Até para se criticar algo, a EDUCAÇÃO é primordial, ou estaremos diante de ARGUMENTAÇÕES MEDIOCRES TRAVESTIDAS DE PSEUDO- ITELECTUALIDADES!
Concorde! Discorde! Mas...não agrida.
Lembre- se de que seus conceitos não são absolutos e que os outros não são obrigados a pensar como você
Tenha SENSIBILIDADE ao interpretar QUALQUER TEXTO, não só os meus!!!
Um professor não é bom apenas porque tem técnica, mas sim, porque possui um CORAÇÃO maior até que o CÉREBRO, para entender que “ palavras muitas vezes são apenas palavras” e não devem ser levadas em nível pessoal, sob pena de perderem sua essência, vez que a individualidade de cada um, faz com que surjam inúmeros conceitos sobre um mesmo tema.
A propósito, para que não haja interpretações dúbias de meus textos, esclareço aos leitores que os redijo em todos os cantos  da minha casa, inclusive no banheiro(Sim! Resolvi seguir um sábio conselho de um leitor e agradeço a dica ...e acreditem se quiser, não é que a minha criatividade me surpreendeu?!).
Ressalto que quando digo que redijo em todos os cantos de minha casa, é porque tal qual os intelectuais, educados, mal educados e críticos de plantão possuo meu direito de ir e vir igualmente assegurados!
Peço pois, Srs. Leitores (a), exerçam seu escrutínio literário, sua opinião, sua crítica, elogios. Mas por favor, não chutem nenhum colunista ou mesmo quando do seu juizo de valor acerca de algo, como se o considerassem“cachorro morto”, porque a verdadeira INTERPRETAÇÃO, consiste na beleza da discordância saudável.
 
Sheila Malta

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus