Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

10/07/2020 08h24

Comunicação Sistêmica: Compliance

Compartilhe
O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido.
O Departamento ou Unidade do Compliance em uma instituição é o responsável por garantir o cumprimento de todas as leis, regras e regulamentos aplicáveis. É de suma importância a realização de uma análise da situação da instituição, tendo em vista as alterações necessárias bem como os desafios que serão e estão sendo enfrentados em razão da pandemia.
Embora os custos com Compliance tenham disparado nos últimos anos, os custos por não conformidade, mesmo que acidental, podem ser muito maiores para uma instituição. O não cumprimento de leis e regulamentos pode levar a pesadas multas monetárias, sanções legais e regulamentares, além da perda de credibilidade perante o cliente. E uma instituição que tem princípios e valores fundamentais, pois muitos empregados estão trabalhando em home office e sua dedicação, cumprimento de regras e respeito a confiabilidade das informações serão decisivos para conferir um resultado valoroso ou trágico para a instituição.
Com investimento do Compliance se ganha também credibilidade com os empregados e que mudam sua cultura que é ela que gera grandes impactos nas instituições. Mudar é doloroso, é sair da zona de conforto, mas o resultado em longo prazo é muito satisfatório e os ganhos são gigantescos.
Por fim, os tempos de crise devem ser utilizados para fortalecer a própria cultura da empresa, para difundir seu programa de integridade, e adaptar seus processos e serviços aos percalços que aparecem.
 
Compliance agora!
Não deixe para amanhã o que sua empresa precisa fazer hoje.
 
Alessandra Lima / Consultora Técnica Contgesp Consultoria

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus