Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

26/06/2020 08h48

Minuto com a Nutri: Cuidados com a alimentação durante a pandemia

Minuto com a Nutri: Cuidados com a alimentação durante a pandemia

Compartilhe
Não é novidade que pandemia do novo Coronavírus tem transformado a rotina de quase toda população. Com a recomendação de isolamento social por parte das autoridades sanitárias, tudo passou a ser feito de casa. O famoso home office (trabalho em casa) ganhou ainda mais espaço e adeptos.
Ficar em casa gera mudanças principalmente na alimentação, cozinhar agora faz parte do dia a dia de muitos. O que para alguns pode ser vantajoso, por auxiliar no alivio da tensão e da ansiedade gerada pela situação. Porém para outros pode ser uma atividade complexa e dificultosa, conciliar compromissos de trabalho, filhos, casa e ainda ter que preparar a própria comida pode ser um desafio! 
Cuidar da alimentação, no entanto se torna ainda mais importante nessa fase, já que é necessário manter uma boa imunidade como forma de prevenção contra a doença. Comer e dormir bem são ações importantíssimas para garantir que o corpo esteja saudável. É importante deixar claro que não existe alimentos milagrosos ou que aumentem a imunidade, o que há é a manutenção através de uma alimentação adequada de um corpo saudável menos susceptível a contaminações.
Optar por alimentos naturais continua sendo regra. Frutas, vegetais, legumes, carnes e ovos permanecem sendo as melhores opções para nossa alimentação. Reduzir ou até mesmo eliminar os industrializados, os pacotes e tudo que já vem pronto para consumo, mesmo sendo mais práticos e tentadores, também. 
Busque variedade nos pratos, prepare a quantidade para o dia, isso faz com que você coma sempre algo diferente e fresquinho, não caindo numa mesmice e até no tédio alimentar. Aproveite o tempo livre, para quem o tem, e busque receitas novas, pratos que sempre quis fazer e nunca teve tempo! Use a criatividade para produzir suas receitas! Isso pode ser benéfico para o seu bem-estar psicológico! 
Outro ponto importante é não cair nas tentações, isso mesmo, ficar em casa para muitos pode ser o motivo que faltava para comer o tempo todo! Estabeleça horários, tente manter sua rotina alimentar, café da manhã, almoço, lanches e jantar nos horários habituais. Lembrando de sempre disponibilizar um tempo para tal, evitando faze-las na mesa junto ao trabalho, mexendo ao celular ou assistindo a TV. Realizar as refeições em local tranquilo e adequado faz com que você valorize cada instante daquela refeição, avaliando e sentindo a saciedade, consequentemente parando quando estiver saciado. Evitando assim uma alta ingestão de calorias que seriam dispensáveis.
Por fim, uma dica importantíssima em tempos de quarentena, é praticar atividades físicas em casa, o corpo foi feito para se movimentar. Há inúmeros aplicativos e aulas online que podem ser realizados em casa, curtinhos e que não precisam de equipamentos. Isso faz com que mesmo não podendo frequentar academias ou realizar aquela corridinha o corpo se manterá em movimento.
Vivemos tempos difíceis, não podemos negar, tudo é novidade e há incertezas quanto à quando tudo isso irá passar, mas cuidem de vocês e de seus familiares! Lavem bem as mãos, façam uso do álcool gel, fiquem em casa e mantenham a calma, na medida do possível, estamos juntos e vamos passar por tudo isso! Assim logo, logo poderemos voltar a nossa rotina! 
 
* Instagram - @loriabreu

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus