Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

06/03/2020 08h19

Cenários: Melhores amigos?

Melhores amigos?

Compartilhe
Dizem que os cães são nossos melhores amigos, mas a recíproca não tem sido verdadeira.
Nos últimos dias, temos assistido a um verdadeiro filme de terror em Alvinópolis. Vários cães estão sendo envenenados na cidade, uma espécie de eutanásia canina que perdura, apesar da lei vigente e do sentimento de grande parte da sociedade, que repudia ações de covardia contra os indefesos animais.
As meninas do Grupo “Anjos sem Asas” da cidade, vem arcando com todo o ônus da situação, pois tentam com muitas dificuldades acolher, encaminhar pra adoção os cães abandonados na cidade e agora tiveram de arcar com diversos procedimentos pra tentar salvar os pobres cães sacrificados. Um desses cães conhecido como Beato, era um dos mais estimados da cidade, presente na maioria dos acontecimentos sociais e religiosos da cidade.
O Grupo procurou as autoridades competentes, mas pouca coisa evoluiu até agora. Apenas o Deputado Noraldino, sensível à causa animal deu algum retorno e vem tentando ajudar. O Deputado Fred Costa também está indicando verba para cirurgias de castração, que não tem nada a ver com o caso dos assassinatos, mas que vai ser útil no controle populacional.
Muitos  cidadãos, Alvinopolenses de coração se sensibilizaram e vem tentando ajudar.
De repente chegaram relatos de envenenamentos em diversas cidades e vilarejos. Em alguns lugares já foi até naturalizado. Tem pessoas que consideram justo e razoável controlar a população de cães de rua exterminando. Quando à dor, ao sofrimento, por que se preocupar? São só cachorros!
Ainda chocados com os assassinatos de cães em Alvinópolis, fomos surpreendidos com a postagem do vereador BELMAR DINIZ. Coitados dos cães que vivem no canil municipal de João Monlevade. Confinados, esquálidos, numa condição que dá vontade de chorar. Só abandono e tristeza. Como pode?
Há algum tempo foi divulgado que a prefeitura iria adaptar o prédio projetado para ser Memorial do Aço como canil de João Monlevade.
Convenhamos, um crime contra a cultura pra tentar minorar um crime contra a vida.
É preciso termos consciência, que os cães de rua, se não forem controlados, podem sim se tornar problemas de difícil resolução. Quando o poder público não faz a sua parte, os incomodados tomam as suas providências à revelia das leis e dos que se sensibilizam.
O único caminho é o poder público assumir o problema, juntamente com as instituições e parceiros que se preocupam com a proteção animal.
Que São Francisco de Assis amoleça o coração desse povo...agora, os que não tem coração, que provem do próprio veneno.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus