Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

24/01/2020 07h35

CENÁRIOS: 2020, o ano dos AUTORAIS

2020, o ano dos AUTORAIS

Compartilhe
2020, o ano dos AUTORAIS
 
Otimismo exagerado? Não acho. Vejo muita gente investindo nas próprias musicas e nos novos compositores. Pode ser uma tendência. Hoje as pessoas tem a facilidade da internet. Podem se comunicar direto com o público que tem afinidade com seu trabalho. 
 
ARTESANATO OU ARTE?
 
Fazer covers é legal. O artista aprende as técnicas, destila influências, interage com o público. É muito bom pra desenvolver. Nada contra o artesanato. É legal quando você compra uma réplica de uma escultura do aleijadinho em Congonhas. Você sabe que não é um original. Mas se contenta com a cópia. Com o cover se dá a mesma coisa. Todo artista que se preza tem algo a expressar. O artesão também é um artista da cópia. Ele se vale de uma produção em série de uma arte já consagrada.
 
E DAÍ?
 
Daí que artistas cover que até tentam alguma coisa autoral, mas percebendo que o público resiste, retornam pro cover de onde não saem mais. Já quem tem algo a expressar não se contenta com os covers. A não ser que sejam releituras, novas versões, novas interpretações pro mesmo tema.
 
PRECISAMOS DE RENOVAÇÃO
 
As novas gerações parecem ser mais físiológicas e não se ligam muito em poesia ou conteúdos mais complexos. A música que prepondera é a popularesca, quase sempre destituída de poesia ou inteligência. Isso frustra muita gente. Principalmente a galera da MPB, o rock, gêneros mais abertos às inovações, que andam em baixa. Não há uma  renovação de repertório. Há quanto tempos não aparece um clássico da MPB? Um rock brasileiro que mereça registro? Além do mais, há uma seleção natural e nem todos tem talento suficiente, embora tantos se achem. A meritocracia do mercado é cruel. De qualquer forma, precisamos de mais vitrines, de mais canais para fruição para que o novo se estabeleça.  Artistas de qualidade tem...e bem perto de nós. 
 
O QUE VEM POR AÍ...
 
Rômulo Rás tá vindo com trabalho novo, single especialíssimo, um samba sensível, que estou tendo a honra de acompanhar de perto. Julio Sartori também tá com uma música pra lançar, uma canção com uma melodia tocante, arranjo produzido por André Freitas. BONAPART também vai lançar novo single. Já está em fase de produção. Isa Lelis lançou recentemente no spotify um trabalho lindíssimo. Victor e Marcelo prometem lançar um single, não sei se composição deles mesmos, mas também inédita. Fabrício e Elcimar estão voltando com força total e devem lançar material inédito. Rogério Martins não tem lançado autorais, mas tenho certeza que tem algumas riquezas no seu baú guardadinhas pra lançar na hora certa. Quem sabe Indio do Forró não lança uma nova também? Tupete de São Gonçalo também tem músicas muito boas. Merece ser bem gravado. Quem sabe a dupla RONIVALDO e JOÃO ROBERTO nos traga algo novo também? O Moby Dickie é outra que pode nos trazer algo novo. Até eu tô pensando em lançar um single. 
 
AS PESSOAS PRECISAM
CONHECER AS MÚSICAS
 
Pra isso pretendemos lançar em breve um CANAL EXCLUSIVO que vai tocar apenas os artistas do nosso meio. Será um canal 100% autoral do Médio Piracicaba, uma parceria do JORNAL BOM DIA e do grupo PENSANDO MONLEVADE.
 
OS FESTIVAIS SÃO MUITO
IMPORTANTES
 
Eu sei que é chover no molhado, mas vou voltar a repetir: festivais autorais, como os antigos festivais de música, trazem grande benefício para o meio musical. Eles permitem que novos artistas se arrisquem a compor, novos músicos se arrisquem a subir no palco, bandas saiam das garagens, os compositores tenham espaços, a cidade se encha de poesia. Tomara que nossos prefeitos e secretarias de cultura voltem a investir nos festivais.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus